Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro 1991

A Diabetes afecta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 1 milhão de Portugueses. A cada 7 segundos morre no Planeta Terra uma pessoa devido à diabetes. Em 2030 o número de diabéticos chegará aos 552 milhões. A diabetes tipo 2, que constitui 95% dos casos de diabetes, é um flagelo mundial em crescendo que constitui uma ameaça às nações do mundo tão grave como guerras e catástrofes naturais.

Em Portugal 12,4% da população tem diabetes, sendo o país da Europa Ocidental com maior prevalência de Diabetes.

diabetes

No Brasil 9,7% da População tem diabetes o que corresponde a 12,4 milhões de pessoas com diabetes, mais pessoas do que toda a população de Portugal. O Brasil tem também das mais elevadas prevalências da América do Sul e é um dos países no “Top 10” mundial de países com maior número de pessoas com diabetes (o líder desta lista é a China com 90 milhões de Diabéticos).1

O Dia 14 de Novembro existe por causa de todas estas pessoas com diabetes e para travar o crescimento imparável da pandemia de Diabetes.

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objectivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

diamundialdiabetes1

Em 2007 esta data ganhou especial relevo. No ano prévio as Nações Unidas reconheceram através da resolução 61/225 que a prevalência galopante de diabetes em todo o mundo constituía uma ameaça severa para as famílias, estados membros e para todo o mundo. Por isso, o dia 14 de Novembro passou a ser considerado um Dia das Nações Unidas a ser observado todos os anos a partir de 2007.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

0191