É fundado o celebre jogo “ Monopólio “

5 de Novembro 1935

Segundo a História o Monopólio foi criado pelo desempregado Charles Darrow que, durante a Grande Depressão (1929), inventou o jogo para entreter a família, tendo patenteado o mesmo em 1935.

516210

No entanto dizem algumas “teorias” que a invenção do Monopólio teve a sua origem no movimento feminista do final do século XIX, que provocou uma alteração profunda na sociedade norte-americana. Elizabeth “Lizzie” Magie era uma das apoiantes desse movimento. Poeta, activista e actriz, Lizzie ficou conhecida por se ter identificado como uma “jovem mulher escrava norte-americana”. Para além disso, era também uma apoiante feroz de Henry George, um economista inventor da teoria do “imposto único”, que se acreditava ser a solução para acabar com o abismo que separava ricos e pobres. Para ajudar a divulgar as ideias de George, Lizzie decidiu criar um jogo de tabuleiro que, não só explicasse às pessoas as suas teorias, mas que também as alertasse para os “malefícios” da monopolização.

monopolyultimatebanking

Ao jogo que criou chamou-lhe “Jogo do Senhorio”. Este podia ser jogado de duas formas diferentes: numa os jogadores eram recompensados quando era gerada riqueza, e noutra eram recompensados quando eram criados monopólios e os adversários eram eliminados. O jogo foi um sucesso instantâneo e chegou mesmo a esgotar. Era muito parecido com a versão actual do Monopólio, com uma prisão e um caminho-de-ferro de ambos os lados.

O nome “Monopólio” só chegou depois. O jogo começou a ser chamado “monopólio” ou “jogo do monopólio” porque era usado para captar o lado negativo da monopolização.

O jogo foi um sucesso entre pessoas de todas as camadas sociais. Alguns dos jogadores mais famosos incluem o advogado nova-iorquino Ernest Angell e o economista Rexford Tugwell. Aqueles que não tinham dinheiro para comprar um Monopólio, construíam os próprios tabuleiros para poderem jogar.

tumblr_n5z99462dk1tsfghco1_1280