1972 – Nascia o ex futebolista Luís Figo
4 de Novembro 1972
Luís Figo (Luís Filipe Madeira Caeiro Figo), nascido a 4 de Novembro de 1972, é um ex-futebolista Português que jogou como médio – extremo em equipas como o Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, durante uma carreira que se estendeu por mais de 20 anos.
Figo começou verdadeiramente a sua carreira no Sporting ( antes uma passagem por um clube semi amador os “Pastilhas “), onde ganhou a primeira internacionalização sénior em 1991. Antes disso, ganhou o Campeonato Mundial de Sub-21.
Mas foi no Barcelona, a partir de 1995, que sua carreira realmente descolou:
Figo venceu a Taça das Taças, e após essa conquista, várias outras se seguiram em 5 anos, atingindo um total de 30 golos em 172 jogos pelos catalães.
Em 2000, Figo foi transferido, num processo extremamente controverso, para o Real Madrid, clube rival do Barcelona, por um valor recorde no mundo.
Muitos fãs do Barcelona sentiram-se traídos pela transferência, e voltaram-se contra ele, apesar de Figo ter muitos anos de sucesso com o Barcelona e de ter sido um favorito dos fãs por mais de cinco anos.
A chegada de Figo ao Real Madrid marcou o início da era Florentino Pérez e os seus “Galácticos”. Figo com o Real Madrid ganhou duas Ligas Espanholas em 2001 e em 2003, bem como a Liga dos Campeões em 2001-02.
Luís Figo deixou o Real Madrid, após 5 anos, e 36 golos em 165 jogos, para assinar pelo Inter de Milão, no verão de 2005, após o contrato com o Real Madrid ter expirado.
Em 16 de maio de 2009, Figo anunciou que se iria retirar dos relvados, e no mesmo dia, o Inter de Milão conquistou o título de 2008-09. O seu último jogo foi a 31 de maio contra a Atalanta no San Siro.
Após a retirada em 2009, aceitou uma oferta da Massimo Moratti para ficar no Inter de Milão como membro do staff administrativo, e também, ocasionalmente, aparecer no banco como assistente ao jogo.
Figo é Embaixador da Boa Vontade da UNICEF, realizando jogos anuais de beneficência que são considerados os jogos onde se reúnem as maiores estrelas actuais e passadas do futebol mundial.
Luís Figo é também representante na Luta contra a Tuberculose Internacional, e impulsionador de vários eventos de caridade através da Fundação Luís Figo em Portugal.
Ele trabalha em estreita colaboração com o Inter de Milão, servindo como um embaixador para o clube em funções por toda a Europa, tanto a nível desportivo como desempenhando também o papel de representante Milanês para a Solidariedade, sendo responsável por vários eventos sociais com patrocínio do clube de Milão.
Sem dúvida que Figo foi um dos maiores nomes do futebol mundial, e juntamente com Eusébio, é considerado o melhor jogador português de todos os tempos, sendo um verdadeiro exemplo para todos os que acompanharam a sua carreira e os seus movimentos extra-futebol.
Realizou ainda 127 jogos pela Selecção Portuguesa, sendo o mais internacional de sempre, antes de ser retirar a 31 de maio de 2009.
Destaca-se o segundo lugar no Europeu de 2004 e o quarto no Mundial de 2006.
Figo foi o melhor jogador europeu de 2000 e do mundo em 2001, sendo considerado pela FIFA um dos 100 melhores futebolistas de sempre.