Em 1939 nascia o Estilista Ralph Lauren

14 de Outubro 1939

O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e o jovem Ralph Lauren chamava a atenção pelas que usava que tinham 10 centímetros de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha óptimas ideias, conseguiu convencer um empresário a produzir algumas gravatas mais largas.

ralphlauren-3

Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam se sem parar. Porém, quando uma nova administração se encarregou dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi retirada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para as suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo a cavalo, Lauren criou uma colecção de gravatas listadas, a qual nomeou POLO. O nome derivava de um desporto que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca.

logo-prl

A sofisticação, na verdade, sempre fora o seu objectivo. Desde adolescente ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos actores Cary Grant e Fred Astaire e da actriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que as suas peças seriam, antes de tudo, sofisticadas. Com ajuda financeira de Norman Hilton, um costureiro de Manhattan, que lhe emprestou US$ 50 mil, Lauren fundou a sua grife em 1967 com o nome de POLO FASHIONS, inicialmente produzindo e vendendo apenas gravatas. Não demorou muito ele resolveu começar a produzir a sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE (que define o estilo de se vestir de alunos de um grupo de tradicionais faculdades como Yale, Columbia, Princeton, Brown, Harvard, entre outras), vendidas em pequenas lojas de Nova York. Clássica, mas contemporânea, a colecção foi um verdadeiro sucesso entre os americanos. Em 1969, já com o nome POLO RALPH LAUREN, a marca possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s. Em 1970 ele recebeu o seu primeiro prémio Coty, um dos mais importantes da moda americana pela sua colecção masculina.

Em 1971 foi a primeira vez que o logotipo da marca apareceu nas peças de Lauren. Foi também nesse ano que a primeira loja da marca foi inaugurada na sofisticada Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir uma loja própria. Na loja que vendia roupas masculinas e femininas, tudo era exposto com muito luxo e requinte. A colecção feminina era composta por suéteres Fair Isle, saias de pregas, camisas sem gola, vestidos de veludo com gola de renda, calças e saias de flanela, inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reacção não foi boa – tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças masculinas. Em 1972 a famosa camisa polo de dois botões, confeccionada em malha piquê, aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca (um jogador de pólo montado no seu cavalo), podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária Every team has its color – Polo has 24” (algo como “Toda a equipa tem a sua cor – Pólo tem 24”) foi lançada nessa mesma época com extremo sucesso. Rapidamente a camisa polo se tornou um clássico americano (e da marca) e mania mundial. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, sendo presença constante no guarda-roupa do homem sofisticado, de bom gosto e moderno.

ralph-lauren-university-0

Foi em 1974 que Ralph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou o seu estilo intemporal quando vestiu o actor Robert Redford no filme “O Grande Gatsby”. Em 1976, fez história ao se tornar o primeiro estilista a vencer o prémio Coty feminino e masculino no mesmo ano. Lauren já criava colecções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a actriz Diane Keaton usou no filme “Annie Hall”, de Woody Allen. Nas décadas seguintes não mais parou de inovar e acrescentar ás suas colecções tornando o seu nome cada vez mais famoso : perfumes,calçado, moda infantil,malas,jeans,etc.

Com mais de 75 anos de idade Ralph Lauren é já uma lenda universal no design e estilismo de moda.

60238169-783f-4928-b2db-f3db4d338bb3-2060x1236