1847 é fundada a empresa Siemens

12 de Outubro 1847

Siemens and Halske Telegrapg Building Company foi fundada no dia 12 de Outubro de 1847 na cidade de Berlim na Alemanha pelo jovem engenheiro e inventor Werner von Siemens, pelo mecânico Johann Georg Halske e por Johann George Siemens para instalar linhas telegráficas e fabricar o produto que desenvolveram no ano anterior, o telégrafo de ponteiro. Diferente do telégrafo comum que exigia conhecimento do código morse para ser utilizado, o telégrafo de Siemens e Halske tinha uma tecla distinta para cada letra, podendo ser operado por qualquer adulto alfabetizado. O primeiro contrato para a instalação de uma linha eléctrica de longa distância foi firmado com o governo da Prússia, para ligar as cidades de Frankfurt e Berlim, em 1848. Para que parte da linha, que possuía 500 km de comprimento, pudesse ser subterrânea, a empresa criou a prensa de guta-percha, máquina que revestia os fios com material isolante. Antes disso, as linhas telegráficas eram todas suspensas.

siem_000

A empresa correu risco de falir quando o governo prussiano cancelou todos os seus contratos, mas, em uma reviravolta, o governo russo contratou a SIEMENS para a instalação de uma enorme linha, com mais de dez mil quilómetros, ligando a Finlândia com a região da Crimeia. Este e outros contratos permitiram a expansão da empresa durante a década de 1850. Werner e seu irmão, Wihelm, instalaram na Inglaterra a Siemens Brothers, fábrica destinada a produção de cabos. Mandaram construir um barco no país, o Faraday, utilizado na instalação de cabos telegráficos submarinos. Em 1856 a empresa passou a se chamar Telegraphen Bauanstalt von Siemens & Halske. Acreditando sempre em pesquisas e desenvolvimentos, a SIEMENS descobriu, em 1866, o dinâmico eléctrico, possibilitando assim grande economia de energia. Em 1870 a Siemens & Halske concluiu seu trabalho mais famoso: a Linha Telegráfica Indo-Europeia, ligando as cidades de Londres na Inglaterra a Calcutá, no leste da Índia. A essa altura, a empresa já estava bem estabelecida, com várias representações em países estrangeiros.

siemens_ag_im_rhein-ruhr-hafen_mulheim

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a SIEMENS teve grandes perdas financeiras. Os empreendimentos mais prejudicados foram os fortemente dependentes de importações, como os serviços de instalação eléctrica industrial e construção de ferrovias. Em 1919, os três maiores produtores de lâmpadas incandescentes da Alemanha, incluindo a SIEMENS, lançaram uma joint-venture com o nome de OSRAM, que nos anos seguintes se tornaria uma marca de reconhecimento mundial no sector. Após o término do conflito, a SIEMENS voltou a investir maciçamente em pesquisas, e, em 1926, instalou na cidade de Berlim os primeiros faróis automáticos para controle de tráfego.

Internationale Auszeichnung für innovatives Fährschiff / Interna

Com o boom económico  no período pós-guerra, a empresa resolveu investir em outras áreas de negócios, como em 1957, quando fundou a divisão elétrica Siemens-Electrogeräte AG responsável pela fabricação de electrodomésticos e aparelhos eléctricos. Na década de 70 a empresa investe na área médica com o lançamento do aparelho de tomografia computadorizada.

A linha do tempo
1904
● Introdução do primeiro aparelho de telefone discado.
1905
● Apresentação da primeira lâmpada de filamento incandescente do mundo.
1923
● Apresentação do primeiro receptor de rádio.
1924
● Início da produção de pequenos eletrodomésticos. Durante muitos anos os aspiradores de pó da SIEMENS foram referência no mercado.
1930
● Construção da locomotiva elétrica E-44.
1938
● Início da produção de microscópios de elétron.
1954
● Ingressa no segmento de processamento de dados.
1957
● Fundação da divisão de eletrodomésticos e eletrônicos, com a produção de máquinas de lavar, entre outros produtos.
1958
● No dia 8 de outubro foi implantado o primeiro marcapasso produzido pela empresa em um paciente com arritmia cardíaca.
1959
● Apresentação da primeira geração do SIMATIC, que nos anos seguintes dominaria o segmento de tecnologia da automação.
● Apresentação do primeiro computador desenvolvido pela empresa chamado SIEMENS 2002.
1962
● Instalação da primeira central telefônica elétrica na cidade de Munique.
1974
● Lançamento do Siretom, um aparelho de tomografia computadorizada.
1983
● Lançamento do Magnetom, aparelho de ressonância magnética.
1987
● Lançamento do primeiro chip com 1MB de capacidade.
1997
● Lançamento do primeiro celular GSM com visor colorido.
1998
● Lançamento do primeiro sensor biométrico de digitais.
1999
● Lançamento do Sivit, um computador sem mouse e teclado.

siemens-logo

siemens-snkvd27204123