Em 1981 nascia o Futebolista Zlatan Ibrahimovic

3 de Outubro 1981

O pai, Sefik, era um vigia nocturno. A mãe, Jurka, trabalhava 14 horas por dia como empregada de limpeza. Aos dois anos, o atacante do M. United viu os Pais se divorciarem e acostumou se a uma rotina conturbada. Na adolescência, ele, a irmã Selena e outros meio-irmãos dividiam o tempo entre as casas dos dois. As maiores lembranças são de restrições e dificuldades de relacionamento.

maxresdefault

Para esquecer os problemas familiares, o seu alento era jogar futebol e tentar copiar as jogadas de ídolos brasileiros como Bebeto e Sócrates. O lazer, porém, também se convertia constantemente em desapontamento. Mesmo com muita técnica, o jovem craque começou a ser discriminado por treinadores e jogadores xenófobos.

Naquela época, o atacante foi expulso de diversos clubes por conta do preconceito e, claro, do seu temperamento (também praticante de taekwondo, Zlatan chegou a hospitalizar colegas de equipa com golpes).

Ainda criança, com muitas confusões no currículo, optou por treinar no Balkans FC, equipa da colónia iugoslava. Aos 14, após quatro anos se destacando na pequena equipa, aceitou se transferir para o Malmö FF, principal clube da Suécia.

Aos 17 anos, o jovem Ibra começava a definir a sua identidade. Havia escolhido o catolicismo, religião da mãe, mas ainda tinha três nacionalidades: sueca, bósnia e croata. Em 1998, o seu pai escreveu uma carta para a Federação Bósnia de Futebol pedindo um teste de Futebol.

O então secretário–geral da entidade, Munib Usanovic, recusou se a “pagar uma passagem de avião a um menino desconhecido que pretende passar férias de graça na Bósnia”. Hoje Usanovic deve ser um homem extremamente arrependido por ter dito que considerava “outros jovens jogadores mais talentosos”.

Os seus 12 golos na sua temporada de estreia garantiram o retorno do Malmöe à elite do futebol sueco.

Na temporada seguinte, começou a despertar o interesse de outros clubes europeus  mas o Malmö não quis desfazer se da sua principal estrela.

Soccer - Amsterdam Tournament - Ajax v AC Milan

No entanto, a transferência para um grande clube era uma questão de tempo. E ela veio em 2001, quando foi contratado pelo Ajax.

Foi com a chegada do técnico Ronald Koeman, em 2002, que a sorte do artilheiro começou a mudar. Em 33 jogos, marcou 18 golos e ajudou o Ajax a vencer o Campeonato Holandês, a Taça e a Super Taça da Holanda.

Em 2004, foi negociado com a Juventus (ITA) por 19 milhões de euros.

juventus-16-17-shirt-3

Até então, o estrangeiro que havia marcado mais golos numa temporada de estreia era Michel Platini, com 15 golos pela Juventus em 1982/83. O sueco balançou as redes 16 vezes no seu primeiro Campeonato Italiano e bateu o recorde do mito francês.

Ibrahimovic tornou se a principal estrela da equipa e a Juventus recusou uma proposta de 70 milhões de euros do Real Madrid. Após o escandalo que abalou o futebol Italiano, Ibra muda se para o Inter e mais tarde para o milionário Paris St. Germain. Actualmente já “trintão” no M. United continua a fazer as delicias de quem aprecia um futebol espectáculo.

romavfcintermilanseriegmifkmytjydx

012716-soccer-zlatan-ibrahimovic-pi-mp-vresize-1200-675-high-50

0469294001465052164_filepicker