13 de Agosto – Dia Mundial do Canhoto

13 de Agosto  1992

Durante muitos anos os canhotos eram discriminados e castigados para corrigir o que era considerado um “erro”. Actualmente, os estudos indicam que os indivíduos que utilizam a mão esquerda são mais imaginativos, mais rápidos no pensamento e mais capazes de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia.

406340_353636638046528_1648900303_n

Embora seja comemorado desde a década de 70, foi em 1992 que o clube britânico Left-Handers lançou o dia 13 de Agosto como o Dia Internacional dos Canhotos, como forma de chamar a atenção do mundo que está pensado para os que usam a mão direita – os destros. Essencialmente, o objectivo foi o de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. Segundo os estudos cerca de 90% da população é destra e se atentos às faixas etárias, verificamos que existem mais jovens canhotos do que idosos canhotos. A razão mais simples é que antigamente os canhotos eram discriminados pela sociedade e, portanto, castigados até “corrigir” o que era considerado um “erro”. Felizmente, o estigma foi-se dissipando.

008

Mas, afinal a pergunta impõe-se: porque são as pessoas canhotas?

Existem vários estudos que indicam que já antes de nascermos está definido se seremos destros ou canhotos, devido à existência de interacção entre o património genético e o ambiente intra-uterino.

A explicação genética diz que comparativamente a casais destros, casais em que um dos pais é canhoto ou os dois são canhotos têm maior probabilidade de terem um filho canhoto (2-3x e 3-4x, respectivamente).

Além da questão genética, os estudos revelam que o ambiente intra-uterino também tem um papel importante, por exemplo, os hábitos alimentares da mãe influenciam o desenvolvimento e a organização cerebral. Apesar destas evidências, Paula Moreira, Investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra afirmava num artigo publicado no portal Sapo Saúde que “existem várias perguntas sem resposta. Porque é que 90% da população é destra? Será que a evolução seleccionou os destros? Se assim é, porque é que não somos todos destros?”. São, portanto, necessários mais estudos para esclarecer estas e outras questões.

canhotos_18

Uma das razões para que se tenha desmistificado o facto de ser canhoto, foi o de se ter passado a associar esta característica a nomes sonantes que são ou foram canhotos. Exemplo disso foi Albert Einstein, Charlie Chaplin, Leonardo da Vinci ou Beethoven, génios mencionados, actualmente, com orgulho, como tendo sido canhotos. Ou seja, passou-se a relacionar a genialidade com o facto de ser canhoto. Logo esta característica passou a ser considerada uma virtude e não um defeito.

Defeito para uns, virtude para muitos mais, certo é que a 13 de Agosto se assinala o Dia Internacional do Canhoto.

13-de-agosto-dia-do-canhoto