Nascia o industrial Henri Nestlé

10 de Agosto  1814

Farmacêutico e inventor germânico nascido em Frankfurt, Alemanha, famoso por fundar a mega multinacional NESTLÉ. Filho de Johan Ulrich Matthias Nestle e de Anna María Catharina Ehemann, ambos provenientes de abastadas famílias alemãs, foi o décimo de catorze irmãos, teve uma infância normal, recebendo uma educação religiosa luterana.

maxresdefault

A partir dos 15 anos começou a interessar-se por química e farmacologia, mas em função de problemas políticos no seu país, exilou-se na Suíça (1833) onde concluiu sua graduação média (1834) aos 20 anos. Em seguida trabalhou como farmacêutico (1834-1839) e realizou muitos experimentos inventando novas bebidas e soluções. Radicado em Vevey, na Suíça, adoptou a grafia francesa de seu nome, como passou a ser conhecido até hoje. Interessado na industrialização de alimentos, adquiriu uma pequena propriedade para produção de azeite para consumo humano e para uso em bebidas alcoólicas, vinagre e outros produtos alimentícios. Logo desenvolveu um projecto para beneficiar águas minerais, com e sem gás carbónico, além de limonada gasosa, tornando-se um dos pioneiros na fabricação de bebidas de mesa engarrafadas e aromatizadas. Preocupado com os elevados índices de mortalidade infantil, começou a estudar (1843) um produto que se revelasse eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida, baseado, segundo dizia, no “bom leite de vaca”.

nestle-food

Devido a uma depressão económica circunstancial, abandonou o negócio de bebidas e suas pesquisas em alimentos, para se dedicar à iluminação pública e à produção de gás. Depois se envolveu com o desenvolvimento de materiais para a construção civil, criando e fabricando aglomerantes resistentes à água e inventando um cimento artificial. Finalmente (1867) ele apresentou o invento que o tornou famoso. James Charles Louis Schnetzler, filho de um amigo e colaborador em seus inventos, com poucos meses de vida encontrava-se em precárias condições de saúde por não poder se alimentar com o leite materno. Sem perspectiva de sobrevivência, eles decidiram administrar um novo composto alimentar formulado a partir de leite de vaca e farináceos, como experiência e na tentativa de salvar a vida do bebê. Os resultados foram surpreendentes e salvaram o pequeno James. A esse produto milagroso ele deu o nome de farinha láctea, a famosa Farine Lactée Henri Nestlé, e deu início a sua produção industrial. Estava assim criado um produto que revolucionou a alimentação humana e o embrião da primeira empresa alimentar do mundo: a Societé Farine Lactée Henri Nestlé, destinada inicialmente (1867) apenas à produção e comercialização desta nova “farinha”.

NESTLE 1926

A novidade se revelou eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida e, com o enorme sucesso, logo passou a ser exportado para outros países da Europa. O notável êxito comercial, permitiu ao seu criador definitivamente abandonar os outros negócios e consolidar sua situação económica. Abriu um escritório em Londres (1868) que nos cinco anos seguintes, controlou as exportações para a América do Sul e Austrália. Posteriormente também inventou e comercializou outros produtos alimentícios de sucesso em todo o mundo, impulsionando o crescimento acelerado da sua empresa. Com uma sólida posição económica e social, decidiu vender a sua empresa (1874) por cerca de um milhão de francos, comprada por uma sociedade formada por Perre-Samuel RoussyJules Monnerat Gustave Marquis e outros sócios menores, empregados de confiança e familiares, e foi morar em Glion (1875), onde passou a se dedicar aos ramos de hotelaria e turismo, como também a numerosas obras sociais, até que morreu em sua própria casa de Glion, aos 76 anos de idade. Entre seus irmãos foi o único que se casou mas não deixou descendência directa.

62799