1954 – Nascia o politico Hugo Chávez

28 de Julho 1954

Chávez é o segundo de seis filhos de Hugo de los Reyes Chávez e de Elena Frías de Chávez, ambos professores de carreira. Hugo e o seu irmão mais velho foram viver com a avó paterna Rosa Inés a pedido do pai, ainda durante a infância.

935338-hugo-chavez
Frequentou a escola primária no Grupo Escolar Julián Pino, em Sabaneta. O ensino secundário foi  no Liceu Daniel Florencio O Leary, na cidade de Barinas. Desde a sua juventude, Chávez é um apreciador de actividades desportivas, em particular do baseball.
Aos dezassete anos, Chávez ingressou na Academia Militar da Venezuela, graduando-se, em 1975, em Ciências e Artes Militares, ramo de Engenharia. Prosseguiu na carreira militar, atingido o posto de tenente-coronel.
Chávez casou-se duas vezes: a primeira com Nancy Colmenares, com quem teve três filhos (Rosa Virginia, María Gabriela e Hugo Rafael) e a segunda com a jornalista Marisabel Rodríguez, de quem se separou em 2003 e com quem teve uma filha, Rosinés. Além disso, Chávez também manteve uma relação amorosa por cerca de dez anos com a historiadora Herma Marksman enquanto era casado com a sua primeira esposa.

4921801_orig

No dia 4 de fevereiro de 1992, Chávez fracassou num golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez. Detido, passou dois anos na cadeia. Foi libertado após o afastamento de Pérez, graças a uma amnistia do novo presidente Rafael Caldera. Chávez abandonou a vida militar para se dedicar à política.
Em 1997 fundou o Movimento 5ª República. Nas eleições para a presidência, em 1998, Chávez venceu com 56% dos votos, após uma campanha contra os partidos tradicionais e promessas de combater a pobreza e a corrupção.
Logo que tomou posse, em fevereiro de 1999, dissolveu o Congresso e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte. A nova Constituição, aprovada por referendo em dezembro do mesmo ano, alterou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, ampliou os poderes do Executivo, permitiu uma maior intervenção do estado na economia, eliminou o Senado e reconheceu os direitos culturais e linguísticos das comunidades indígenas.

chavez
Convocou ainda novas eleições para presidente, em 2000, nas quais Chávez foi reeleito com 55% dos votos e o Pólo Patriótico conquistou a maioria dos lugares na Assembleia Nacional. Chávez tomou posse a 22 de agosto. Apoiado na Ley Habilitante, ele pode promulgar 49 decretos em um ano, sem necessitar de aprovação da Assembleia Nacional.

Vítima de um câncer na região pélvica, morreu aos 58 anos, no dia 5 de março de 2013, encerrando 14 anos de governo. O legado de Chávez combina avanços na área social e fracasso na economia, além do enfraquecimento das instituições democráticas.

1369724034hugo-chavez-dead[1]