1911 – Encontrada Machu Picchu

17 de Julho 1911

Muito se fala sobre a descoberta de Machu Picchu pelos espanhóis, porém, a cidade perdida dos Incas foi oficialmente encontrada em 1911 — muitos anos após a colonização espanhola.

peru-machu-picchu-004

Os Incas escolheram o local para construir sua cidade sagrada por duas razões: primeiro porque as montanhas e o povo que ali vivia eram considerados sagrados, e porque a altitude fazia com que a região fosse perfeita para estudos astronómicos.

A cidade de Machu Picchu era tão avançada que, em 1911, as construções dali eram mais resistentes contra terremotos do que as cidades contemporâneas que os espanhóis ergueram no território peruano. O grau de inclinação e as pedras utilizadas nas casas são os factores responsáveis por esta façanha.

Machu-picchu-c14

Os Incas acreditavam, desde aquela época, que as pedras possuíam energias especiais (facto conhecido hoje em dia). Essa é a razão de toda a cidade de Machu Picchu ter sido construída com pedras.

ATTRACTIONS0615-machu-picchu

As famosas trilhas secretas dos Incas existem por um motivo simples: a preservação de Machu Picchu. Quando os espanhóis chegaram, eles destruíram vilarejos e mataram milhões de nativos, em busca de terras com reservas de ouro. Sabendo disso, os Incas fugiram de Machu Picchu para preservar a sua localização e importância espiritual.

A cidade foi fundada por Pachacutéc, o nono imperador do povo Inca, e cerca de 50 anos se passaram desde o início das construções até ao abandono. Pesquisadores acreditam que o ano de 1493 tenha sido o último ano em que o local foi habitado.

310efc43714ea04445eea08c5f61700b_large

Para se ter uma ideia de quão avançada era Machu Picchu, a cidade contava com terraços e aquedutos para conduzir a água, com sistema de drenagem subterrânea de fazer inveja à muitas cidades actuais.

Hoje em dia, as visitas são limitadas a 1.500 pessoas por dia. A cidade perdida dos Incas fica aberta ao público durante todo o ano, mas os períodos de maior procura são os solstícios de verão e inverno.

Machu Picchu significa “Velho Pico”.

Não havia dinheiro ou qualquer unidade monetária na cidade. Os impostos eram pagos por meio de trabalho, e os Incas podiam se aposentar aos 50 anos, passando a receber cuidados dos outros moradores.

124_-_Machu_Picchu_-_Juin_2009