1859 – O Big Ben soou pela 1ª vez em Londres

11 de Julho 1859

A Torre foi inaugurada no dia 31 de maio de 1859, junto ao Palácio de Westminster, às margens do Rio Tamisa. No entanto, a primeira vez que o sino de facto soou foi pouco depois, no 11 de Julho do mesmo ano.

London_Big_Ben

Ao contrário do que poderia se imaginar, este não é o nome do prédio do Parlamento de Londres, nem da sua torre característica, e sim o do sino de mais de 13 toneladas que nela se encontra. O apelido está ligado a Sir Benjamin Hall, ministro de obras públicas da Inglaterra no período, mas há uma outra versão que diz que se deve ao campeão de boxe peso-pesado Benjamin Caunt.A história do relógio está marcada por controvérsias. Poucas semanas após a inauguração, o sino parou e o arquitecto Charles Barry e o relojoeiro Edmund Becket Denison, seus executores, saíram a público para se culparem mutuamente.

relc3b3gio-londres

O mesmo ocorreu quando, mais adiante, houve uma rachadura no grande sino devido ao fato de que o badalo que batia as horas era grande demais. Durante uma década, o jornal inglêsThe Times reproduziu fragmentos de cartas em que os leitores opinavam sobre o Big Ben: se uns protestavam contra o barulho, outros reclamavam por achar que o som das badaladas não era suficientemente imperial.

dsc00993

O fato é que, entre controvérsias, a torre do Big Ben tornou-se símbolo britânico. A Clock Tower tem uma altura de 96 metros e cada uma das quatro esferas do relógio, compostas por 312 peças individuais de cristal, tem um diâmetro de 7 metros. Os ponteiros que marcam os minutos em cada uma das esferas eram originalmente de ferro, mas, por serem pesados demais, foram substituídos pelo cobre.

A hora do Big Ben é regulada por uma pilha de moedas colocadas sobre um pêndulo. O relógio Big Ben raramente parou de funcionar. Até mesmo durante o bombardeamento de Londres e da Casa do Parlamento na segunda guerra mundial, a torre do relógio sobreviveu e o Big Ben continuou marcando as horas. As badaladas do sino Big Ben foram primeiramente mostrada na televisão no dia 31 de Dezembro de 1923 e hoje em dia continuam sendo transmitidas.

466814-fotos-de-londres-inglaterra-05