Eu show Nico – RTP

1 de Julho 1980

Nicolau Breyner é um dos maiores nomes da ficção em Portugal, trabalhou no Teatro, cinema e Televisão. Foi nesta última que na década de 80 lançou provavelmente o primeiro Talk Show em Portugal , o Eu Show Nico.

image_thumb[7]

Eu Show Nico teve duas encarnações, a primeira em 1980/81 e a segunda em 1987/88 produzida pela Edipim . O programa dava aos domingos á noite .


O programa de 80  tinha mais números musicais e personagens especiais convidadas, como o chinesinho limpopó do Badaró, enquanto que a de 88 apostava mais nos sketchs de humor com Nicolau e o seu elenco de actores e amigos e nuns momentos em que o actor estava no palco a falar connosco sobre assuntos da actualidade ao bom estilo de um talk show.

image_thumb[5]
Todos ansiavam pela parte final do programa, e isto porque era aí que aparecia o quadro que todos mais lembram, o de um grupo de Piratas que cantava sempre no final uma cantiga bem animada e com uma letra a criticar algo actual e por vezes com conteúdo político.

maxresdefault

Uma das rubricas da primeira série era “Moita Carrasco”, designada jocosamente de primeira telenovela portuguesa e que de algum modo brincava com as populares telenovelas brasileiras da época. Curiosamente, não sendo obviamente uma telenovela a sério, antecedeu aquela que foi considerada a primeira telenovela portuguesa, a “Vila Faia”, onde também participou o Nicolau Breyner como João Godunha, o motorista.