“Matrix “ – Filme

25 de Junho 1999

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computadores que mora num cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais se encontra conectado por cabos e contra a sua vontade, num  imenso sistema de computadores do futuro.

the-matrix

Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exacto momento em que os eléctrodos estão para penetrar no seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.

Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado Messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

matrix1

Matrix não pode ser considerado uma ficção cientifica, pois ele sugere uma fatalidade e todas as tendências do autor estão recheadas de conhecimentos tecnológicos e desafios às leis da física, fundamentadas nos conceitos da metafísica, não muito longe dos computadores inteligentes já projectados pela tecnologia actual, e que pode contribuir, segundo os cientistas, na origem dos primeiros protótipos de uma inteligência artificial.

keanu-reeves-and-hugo-weaving-in-the-matrix-(1999)-large-picture