Em 1954 é fundada a UEFA

15 de Junho 1954

Representa as federações nacionais da Europa, organiza nove competições entre nações e quatro entre clubes do continente, controla a recompensação, regulamentos e direitos dos media para essas competições. É uma das seis federações continentais da FIFA.

1024px-UEFA_logo.svg

Das federações, de longe é a mais forte em termos financeiros e de influência no cenário internacional, rivalizando apenas em pequena escala com a CONMEBOL, da América do Sul.. Muitas das selecções de maior força estão na UEFA. Das 32 vagas disponíveis no

A UEFA foi fundada a 15 de Junho de 1954 em Basileia, na Suiça como consequência de discussões entre as federações da França, Itália e Bélgica. A sede ficou instalada em Paris até 1959 ano em que acabou por mudar-se para a capital suíça Berna. Henri Delaunay foi o primeiro Secretário-Geral e Ebbe Shwartz o presidente. O seu centro administrativo desde 1995 é em Nyon, Suíça. Era inicialmente composta por 25 federações; actualmente são 54. A Liga dos Campeões é o seu torneio de clubes mais importante.

2_d