1940 – Inauguração do “ Portugal dos Pequenitos “

8 de Junho 1940

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.

1222395
Retrato vivo da Portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Portugal dos Pequeninos é uma biblioteca para perceber pelos olhos. Aventure-se num espaço distinto pensado para compreendermos melhor o nosso país.

18892848

Pedagogia? Património? Arquitectura? História? Qual destas palavras assusta mais os meninos? É difícil escolher, com certeza. Habitualmente apresentadas todas elas como matérias duras e grises, os miúdos aprendem a fugirem delas como do pior dos seus medos. Porque tem de ser assim? Há formas distintas de convidar os nossos filhos a aprender enquanto experimentam um momento de diversão. A letra, nem sempre com sangue entra.

20140914_171428

É com esse espírito que nasceu há já muitos anos o Portugal dos Pequenitos (às vezes erroneamente chamado de “Portugal dos Pequeninos”) no largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra. Estamos a falar de um parque temático que, desde 1940, tenciona mostrar aos pequenos de casa aspectos variados da cultura e também do património do nosso país, e fazer isto de modo lúdico para deixar uma lembrança grata que ajude a se familiarizar com a nossa história e com a “alma” portuguesa, desvendada em cada espaço do parque para o olhar atento. Pois “é uma biblioteca para crianças, para ser lida por todos os sentidos”, em palavras de Cassiano Branco, que foi arquitecto do projecto.

BXK4298_miniatura_de_castelo_portugal_dos_pequenitos800

pequenitos1

portugal dos pequenitos 2