1956 – Nascia o Tenista Bjorn Borg

6 de Junho 1956

O vencedor de Roland Garros, em seis ocasiões, iniciou-se no mundo do ténis aos nove anos de idade quando o seu pai lhe deu a sua primeira raquete. Mesmo sendo um aficionado pelo  hóquei sobre gelo, Borg teve que deixar esse desporto para treinar 3h por dia depois da escola. Começou a treinar com um estilo de pingue pongue para desenvolver uma maior flexibilidade nos pulsos, o que lhe que permitia executar jogadas de ténis com mais facilidade.

bjorn-borg

Nascido na cidade sueca de Sodertaljie em 6 de Junho de 1956, Borg ganhou o seu primeiro torneio quando tinha apenas 11 anos. Graças ao seu grande nível no ténis e com apenas 15 anos foi chamado a integrar a equipa da Taça Davis pelo seu pais, transformando-se assim no tenista mais jovem a integrar uma equipa nacional.

Aos 18 anos, em 1974, Borg ganhou o primeiro de seus 11 títulos no Grand Slam da sua carreira. Nos seus primeiros dez anos como tenista, o sueco acumulou o recorde de mais vitórias consecutivas da historia do ténis.

Björn Borg vinner Wimbledon för tredje gången.

Borg foi um sucesso nos anos 70 e no inicio dos 80, e também um exemplo para os seus compatriotas Steffan Edberg e Mats Wilander que seguiram os seus passos e figuraram entre os principais tenistas do mundo.

Campeão Mundial de 1978 a 1980, Borg é lembrado pelo seu grande físico que lhe permitiu conquistar 62 títulos, como também pela sua atitude fria durante os encontros, que se acentuava sob pressão o que lhe valeu ser apelidado pelos jogadores do circuito como o iceberg do ténis ou Ice Borg.

Tinha 27 anos quando se retirou oficialmente em 1983 para dedicar-se ao mundo empresarial, num grupo de Design que tinha o seu nome, mas que faliu seis anos depois.

Winter Whites Gala - Arrivals

Ele falhou na sua tentativa de voltar ao ténis sete anos mais tarde, quando já se jogava com raquetes de grafite, que são mais rápidas e produzem um efeito mais poderoso a cada lance.

“Vamos ver até onde eu chego. “, disse então a um jornal sueco Aftonbladet. O jornal especulou que Borg voltou a jogar para resolver os seus problemas financeiros, pois já devia 5,2 milhões de Dolares e que tinha um mês para pagar as dívidas ou seria obrigado a vender a sua vila nos arredores de Estocolmo.

Em 1990 viu se envolvido em processos legais contra a imprensa, ex-sócios e ex-namoradas. Tentou se suicidar em fevereiro de 1989, quando tomou 60 calmantes em Milão. Todavia negou o facto.

bjorn7