Em 1964 é criada a OLP (Organização para a Libertação da Palestina )

2 de Junho 1941

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é um grupo político que representa o povo palestino. Os palestinos são árabes que vivem numa região chamada Palestina, no extremo leste do mar Mediterrâneo. Eles perderam grande parte das suas terras quando foi criado na região o país que se chama Israel, em 1948. Desde então, o povo palestino tem trabalhado para criar um estado palestino independente.

palestina00

A OLP foi formada em 1964, com a reunião de vários grupos palestinos em uma mesma organização. Em 1969, Iasser Arafat assumiu o comando da OLP. O seu primeiro objectivo era destruir Israel e recuperar o território que tinha sido destinado a esse país, já que, segundo a OLP, o acordo promovido pela ONU para dividir a região entre os dois povos não tinha sido cumprido pelos israelitas.

ocupac3a7c3a3o-israelense-na-palestina

Nos anos 80, algumas pessoas dentro da OLP deixaram de lado o objectivo de destruir Israel, por acreditar que um estado palestino podia coexistir ao lado Israel. Em 1988, os líderes da OLP declararam um país palestino independente e afirmaram que Israel também tinha direito de existir. Alguns grupos palestinos, porém, discordaram e continuaram a pregar a destruição de Israel.

1280px-PFLP-group-1969

Em 1993, a OLP e Israel participaram de negociações secretas em Oslo, na Noruega. As conversações levaram a uma série de acordos de paz. Pela primeira vez, Israel e a OLP admitiram, cada um de seu lado, que o outro tinha o direito de existir. Israel também concordou em abrir mão gradualmente de algumas das áreas palestinas que controlava. Um grupo chamado Autoridade Palestina foi criado para governar essas regiões. Arafat e dois líderes de Israel venceram o Prémio Nobel da Paz em virtude dos seus esforços.

A transferência de território não aconteceu, por causa dos combates entre Israel e os palestinos. Embora em 2005 Israel tenha oficialmente abdicado da Faixa de Gaza e de partes da Cisjordânia, na prática isso não chegou a se concretizar.

94117-050-A965FD20