1930 – Inaugurado o Chrysler Building em Nova Iorque

28 de Maio 1930

É um dos edifícios mais bonitos do mundo com seus 77 andares, 319 metros de altura e coroa de aço inoxidável que brilha soberana no céu de Manhattan. Dele foram transmitidas as primeiras imagens coloridas de televisão em 1940.

pic1

A década de 20 foi marcada por grande progresso industrial, sobretudo no sector auto motor, onde um empresário chamado Walter P. Chrysler se destacou por fabricar carros considerados modernos para aquela época.

chrysler-building-21851292722860g4n

Em 1928, a Chrysler Corporation se tornou a segunda maior fabricante de automóveis do mundo e líder industrial nos Estados Unidos com duas novas linhas de carros: Plymouth e DeSoto. Diferentemente de outros empresários do ramo, Chrysler queria ter a sede de sua companhia em Nova York ao invés de Detroit e havia decidido construir um edifício imponente, uma declaração às glórias da era moderna.

As obras foram iniciadas em 19 de Setembro de 1928 e seguiram em ritmo acelerado, sendo feitos 4 andares por semana.

Na época, outros dois prédios eram construídos: o Manhattan Bank, hoje conhecido como Trump Building (40 Wall Street) e o Empire State Building. Sendo levantados na mesma cidade e ao mesmo tempo, iniciaram uma “corrida para o céu”, uma disputa para ver qual estrutura seria a mais alta da cidade e, então, do mundo.

O curioso desta competição é que o arquitecto responsável pelo Manhattan Bank, H. Craig Severance, era ex-sócio daquele que construía o Chrysler Building, William Van Alen, o que tornou a disputa ainda mais acirrada entre os dois projectos.

Em Outubro de 1929 a estrutura do Manhattan Bank estava praticamente completa e todos acreditavam que Chrysler havia perdido a disputa. Foi quando Van Alen pôs em prática seu plano secreto: o “vertex”, um espiral de aço inoxidável com tamanho equivalente a sete andares estava sendo construído dentro do prédio, no vão dos elevadores.

chrysler-building-21851292722860g4n

Num dia tranquilo, em apenas 90 minutos, a ponta metálica foi erguida para o topo do prédio, tornando o Chrysler Building o edifício e a estrutura mais alta do mundo, superando a Torre Eiffel e seus outros competidores. Não havia mais chances de Severance alterar o projecto do Manhattan Bank.

chrysler-building-skyscrapers-new-york-city-skyline-roof-darkcyanide