Nascia o actor Brasileiro , Gracindo Júnior

21 de Maio 1943

Epaminondas Xavier Gracindo, o Gracindo Jr., nasceu em 21 de maio de 1943. Em 1959, com 15 anos, fez um teste para trabalhar na Rádio Nacional, onde o seu pai, o actor Paulo Gracindo (1911-1995), vivia o auge da carreira como galã de radionovelas e apresentador de programas de auditório. Gracindo Jr. acabou por trabalhar como actor, redactor e disco-jóquei na emissora. Cursou a faculdade de Psicologia, mas nunca chegou a exercer a profissão, optando por se dividir entre o rádio, o teatro, a televisão e o cinema.

Gracindo-Junior_w

Em 1965, foi inaugurada a Globo. Gracindo Jr. integrava o primeiro elenco da emissora e participou de várias novelas dessa fase inicial, entre as quais Rosinha do Sobrado (1965) e Padre Tião (1966), ambas de Moisés Weltman; A Rainha Louca (1967), de Glória Magadan; A próxima atracção(1970), de Walther Negrão; Os ossos do Barão (1973), de Jorge Andrade, na qual contracenou com Paulo Gracindo; e Supermanoela (1974), também de Walther Negrão. Em 1973, o ator trabalhou mais uma vez ao lado de seu pai na novela O Bem – Amado, de Dias Gomes. O protagonista Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade fictícia de Sucupira, foi um dos grandes personagens da carreira de Paulo Gracindo e da história da tele drama brasileira.

globo__Anjo de Mim-Gracindo Junior__gallefull

O primeiro grande papel de Gracindo Jr. veio em 1976, quando viveu o pintor João Maciel, em O Casarão, de Lauro César Muniz. Na novela, cuja trama se passava, alternadamente, em 1870, 1926 e 1976, a carreira do actor voltava a encontrar-se com a do pai. Os dois viviam, respectivamente, as versões jovem e idosa do mesmo personagem. Também naquele ano, Gracindo Jr. estreava como director de teatro, com a peça A Longa Noite de Cristal, de Oduvaldo Vianna Filho.

asc_3697

Com o término de O casarão, Gracindo Jr. viajou para Portugal, onde ficou em cartaz por quatro meses como director da peça É, de Millôr Fernandes.

Gracindo Junior é dos actores que verdadeiramente fez o que mais gostava : Teatro. Claro que “explorou” o cinema  e teve que viver da Televisão. Os seus 2 filhos enveredaram pela profissão do Pai  e contracenam frequentemente com ele.