Adolphe Sax patenteia o Saxofone

17 de Maio 1846

Em 1846, o belga Adolphe Sax recebeu a patente do saxofone. Na época, o mestre na construção de instrumentos musicais justificou a invenção com a falta de bons instrumentos de sopro de madeira de timbre agudo. O sucesso do “sax”, entretanto, viria com o jazz.

Adolphe_Sax-e1451304498451

O sucesso chegou durante a Primeira Guerra Mundial: nos bares de jazz de Chicago, o saxofone começou a superar a clarineta; esteve presente na fase final do jazz de Nova Orleães e na grande era das big bands.

Não se poderia imaginar a música de Glenn Miller, de Benny Goodman ou de Duke Ellington sem o saxofone. E, posteriormente, ele se tornou também o instrumento de improvisação de grandes solistas do jazz, como John Coltrane, entre outros.

O jazz foi assim o grande responsável pelo triunfo do saxofone no século XX. A invenção do instrumento deu se, no entanto, várias décadas antes de ele obter tal êxito.

O belga Adolphe Sax aprendeu ainda jovem o ofício de construtor de instrumentos musicais na oficina do seu pai. Posteriormente, estudou música no Conservatório de Bruxelas. Mas logo reconheceu que a sua paixão não era tocar música e, sim, gerar sons. Sax gostava de experimentar e de inventar, utilizando cornetas, tubas, fagotes e clarinetes. Fazia experimentos com quase tudo o que gerava som através de uma coluna de sopro.

Após obter seus primeiros êxitos na terra natal, Adolphe Sax deixou a Bélgica e foi para Paris, com pouco dinheiro, mas grandes ambições. Os compositores e músicos parisienses da época já tinham ouvido falar do talentoso belga e o receberam de braços abertos.

Saxofone Alto Yas26 Laqueado Yamaha Adolphe Sax Inventor Google Doodle LeaLTudo A4

No ano de 1845, Sax se apresentou diante da família real, buscando introduzir seus instrumentos nas orquestras militares francesas. Em consequência disso, foi promovido um concurso público, no Champ de Mars em Paris, entre uma banda militar de cunho tradicional e outra com instrumentos de Sax. A banda de Sax venceu claramente o concurso.

Partindo desse êxito, Adolphe Sax também começou a tratar de negócios. Já em 1843, ele havia criado uma sociedade anônima e, em 28 de junho de 1846, recebeu também o certificado francês de patente para toda a família de instrumentos denominados “saxofone”.

Adolphe Sax, o inventor do saxofone, morreu em 1894, pobre como muitos dos seus colegas inventores. Ele não pôde mais presenciar o triunfo do seu instrumento, que se consumou somente com a propagação do jazz.

Dinant-statue-dAdolphe-SAX