Ana Bolena culpada de adultério e incesto pelo Parlamento Inglês

15 de Maio 1536

No ano de 1536, a rainha consorte da Inglaterra, Ana Bolena era condenada à morte por alta traição pelo Parlamento britânico. Ela já estava presa na Torre de Londres desde o dia 2 de maio daquele ano, após cerca de 1000 dias no cargo como rainha. Ana, que era casada com Henrique VIII, foi acusada, junto ao seu irmão Jorge, de adultério, incesto e traição. Ela foi acusada de ter tido relações sexuais com o próprio irmão, fato que teria provocado uma gravidez. O seu casamento com Henrique VIII foi anulado dois dias depois. A culpabilidade de Ana nunca foi provada. O tio de Ana, Thomas Howard, terceiro duque de Norfolk, presidiu o tribunal que a condenou à morte. Ela foi decapitada no dia 19 de maio de 1536. Ana Bolena foi a segunda esposa de Henrique VIII, rei da Inglaterra. O casamento foi polémico já que o rei teve que anular sua união com Catarina de Aragão, o que era proibido. Por conta do episódio, Henrique VIII foi excomungado pelo Papa Clemente VII e fundou a Igreja Anglicana.

aa_anne_boleyn

Ana Bolena foi rainha da Inglaterra de 1533 a 1536, sendo a segunda esposa de Henrique VIII da Inglaterra, mãe da rainha Elizabeth I, bem como marquesa de Pembroke. Seu casamento com Henrique VIII foi polémico, do ponto de vista político e religioso, e resultou na criação da Igreja Anglicana. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte da Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias e obras ficcionais. Era filha de Sir Tomás Bolena e Isabel Howard. Foi educada na França, principalmente como dama de companhia da rainha Cláudia de França, esposa de Francisco I. Voltou para a Inglaterra em 1522.

www.rainhastragicas.com

Dois anos mais tarde, apaixonou-se por Henrique VIII. A princípio, Ana resistiu às tentativas do rei em seduzi-la e torná-la sua amante, como sua irmã, Maria Bolena, era. Henrique VIII anulou seu casamento com Catarina de Aragão para que pudesse se casar com Ana Bolena. Quando tornou-se claro que o Papa Clemente VII não aprovaria o divórcio de Henrique VIII e Catarina de Aragão e, posteriormente, o casamento deste com Ana Bolena, iniciou-se a ruptura religiosa entre a Inglaterra e a Igreja Católica Romana, resultando na criação da Igreja Anglicana.

O arcebispo de York, Thomas Wolsey, foi destituído de seu posto em 1529 por não ter sido bem sucedido em sua tentativa de conseguir o divórcio e anulação do casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. O casamento de Ana Bolena com Henrique VIII ocorreu em 25 de janeiro de 1533; entretanto, demorou quatro meses para ser contemplado. Em 23 de maio daquele ano, foi anulado o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão, sendo que cinco dias depois, o casamento de Bolena com o rei Henrique VIII foi validado. Pouco tempo depois, Henrique VIII e o arcebispo foram excomungados da Igreja Católica pelo Papa Clemente VII.

anne-boleyn-uffizi-gallery