1998 – Morria o cantor Frank Sinatra

14 de Maio 1998

Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, morreu a 14 de maio de 1998, aos 82 anos, em consequência de um ataque cardíaco. Apelidado de “A Voz”, foi uma das figuras mais importantes da música popular do século XX e deixou, em discos e concertos, um legado próximo à perfeição no que respeita a interpretação vocal masculina. A sua popularidade foi enorme e praticamente constante ao longo de toda a sua vida, se bem que foram especialmente famosos os anos 1950 e 1960, sendo esta última década considerada a etapa de maior qualidade artística como cantor.

Sinatra, Frank_01

O seu reportório incluiu canções dos mais importantes compositores populares norte-americanos como Jimmy van Heusen, Cole Porter, Sammy Cahn, George Gershwin, e o seu estilo sintetizou quinze anos de influência mútua entre a música de inspiração jazz e a música pop que se difundia por meio da rádio. Sinatra construiu o seu estilo, como o haviam feito Bing Crosby, Fred Astaire, Benny Goodman e Louis Armstrong, explorando a ideia de que a música popular, em todas as suas vertentes, deveria ser uma extensão da conversação.

frank-sinatra1

Tecnicamente, caracterizou se pela aguda precisão das letras e domínio pleno da respiração. O registo da sua voz estava próximo do barítono, o timbre extremamente agradável e a categoria artística alicerçada na capacidade interpretativa, capaz de transmitir as emoções e sentimentos implícitos nas letras das canções.

Nascido em Hoboken, Nova Jersey, em 12 de dezembro de 1915, a sua vocação nasceu aos 17 anos, em 1933, após assistir a um concerto de Bing Crosby. Dois anos depois ingressou na banda The Hoboken Four e apresentou se no programa radiofônico Major Bowes Amateur Hours, o que lhe propiciou convites para outras apresentações.
Em 1939, o trompetista Harry James contratou o como ‘crooner’ da sua orquestra, realizando então as suas primeiras gravações. Nesse mesmo ano casou-se com Nancy Barbato. Em 1940 ocorreram dois factos fundamentais na sua carreira: é contratado pela orquestra de Tommy Dorsey, um dos conjuntos de swing mais populares dos Estados Unidos, e nasce a sua filha Nancy.
Pela sua destacada personalidade, em 1942 converteu se num ídolo da juventude norte-americana. Em 1943 iniciou a sua carreira a solo com o lançamento do LP “All or nothing at all”, que vendeu mais de um milhão de cópias. Com o seu prestígio em alta, estreou em 1944 no cinema com o filme “A Lua ao seu Alcance”. Nesse mesmo ano nasceria o seu filho Francis Wayne e, 4 anos depois a sua segunda filha, Tina. Em princípios das década 1950, uma grave afecção das cordas vocais ameaçou cortar-lhe a carreira prematuramente. Todavia, recuperou-se sem maiores problemas.

1428239248984.cached

Em 1951 divorciou se para se casar com a estrela do cinema Ava Gardner. Dois anos depois, conquistou um Óscar de Melhor Actor Coadjuvante  como Angelo Maggio em “A Um Passo da Eternidade”. Nesse mesmo ano separou se de Ava.
Na década de 1960 prolongou a sua brilhante carreira com títulos como “Nice and easy” “Strangers in the night” (1962). Protagonizou também a película “Sob o Domínio do Mal” (1962) que, malgrado ser considerada pela crítica uma das melhores fitas de Sinatra, não obteve grande reconhecimento do público.

Frank-Sinatra-gentside-dot-com

Quando contava já com 50 anos, casou-se com a actriz Mia Farrow, 30 anos mais jovem, se bem que o matrimonio logo terminou. Em 1968 divorciou se para contrair novas núpcias em 1976, a quarta, nessa ocasião com Barbara Marx, viúva do actor cómico Zeppo Marx, dos Irmãos Marx.

frank-sinatra-photo

Na década de 1970 consolidou se como uma autêntica instituição da música popular e em 1980 interpretou o seu último papel dramático no filme “O Primeiro Pecado Mortal”, se bem que se pôde assisti-lo em pequenas aparições na comédia “Um Rally Muito Louco” de 1984.

Em 1990, por ocasião de seu 75º aniversário, celebrou uma estrondosa turnê pelo seu país e em algumas partes do mundo e em 1994 foi galardoado com o Prêmio Grammy pelo conjunto de sua inesquecível e brilhante carreira artística.

FS-CFA-3-Courtesy-Frank-Sinatra-Enterprises