Massacre na Columbine High School – 15 mortos

20 de Abril  1999

Em muitos casos de ataques cometidos a escolas por alunos, ou ex-alunos, os agressores são, ou foram, alunos que sofriam algum tipo de perseguição por parte de outros alunos. Em muitos casos esses jovens possuíam dificuldades de se relacionar com os colegas, pelo menos esse é o estereótipo que criamos para esse tipo de maníaco que resolve entrar numa escola e matar. Porém esse é um cenário que não se encaixa para Columbine. Os jovens responsáveis pela matança em Columbine, Eric Harris e Dylan Klebold, não eram o tipo de jovens que acabavam sendo intimidados pelos colegas mais fortes, nem eram o tipo de jovens que se fecham no seu próprio mundo, bem pelo contrário, Eric e Dylan eram alunos que costumam perseguir os mais fracos, sendo que ambos se gabavam de serem sujeitos intimidantes.

O ataque arquitectado e executado por ambos os jovens causaram a morte de 13 pessoas, e chocaram os EUA. Esse trágico episódio acabou sendo determinante para uma série de discussões e algumas mudanças no que diz respeito ao porte de armas de fogo em alguns estados dos EUA.

Hope_Columbine_Memorial_Library

Eric Harris e Dylan Klebold conseguiram o seu arsenal comprando pela internet – duas armas de caça, uma pistola semi automática e uma rifle de assalto de 9mm, encontraram também na Internet a receita para fabricar as bombas. Um vizinho viu os dois, na segunda-feira, véspera do ataque, partindo garrafas com um taco de basebol. Os cacos seriam usados como estilhaços nas bombas que ambos fabricavam, mas o vizinho não desconfiou de nada. Harris escreveu num diário os planos do ataque à escola. Um diagrama mostra como as armas seriam escondidas sob as longas capas de couro preto. Num exemplar do livro de formatura do colégio, Harris escreveu sobre as fotos, quem ia morrer e quem seria poupado: “Morto”, “Pode morrer” e “Salvo”.

O Massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores.

Eric Harris e Dylan Klebold eram aparentemente adolescentes típicos de um subúrbio americano de classe média alta. Moravam em casas confortáveis. O pai de Klebold é geofísico, e a mãe, especialista em crianças deficientes.

GTY_columbine_jtm_141007_12x5_1600

Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano lectivo. Com 1.965 alunos, Columbine é uma instituição de ensino altamente qualificada, tanto que muitas famílias se mudam para Littleton, perto de Denver, com o objectivo de matricular os filhos na escola.

imrs-php1

Eric Harris e Dylan Klebold planeavam levar o seu ataque a outro nível, e pretendiam usar bombas para causar ainda mais danos e morte, mas felizmente os artefactos explosivos fabricados por Harris falharam. Mesmo assim o ataque suicida seguiu, e assim iniciou-se um tiroteio que durou 49 minutos.

Cronologia dos factos :

11:10 – Harris e Klebold chegam à escola, e deixam seus carros no estacionamento do refeitório.

11:14 – Deixam mochilas com cerca de nove quilos de explosivos no refeitório.

11:23 – Eles esperam do lado de fora da saída oeste. Então sacam espingardas de caça e armas semi automáticas e começam a atirar nos alunos. As pessoas começam a correr e um estudante faz a primeira ligação para os serviços de emergência.

11:24 – Os alunos do refeitório percebem o que está acontecendo. Os funcionários tentam removê-los para locais mais seguros. Um carro de polícia chega e atira nos suspeitos.

11:27 – A dupla entra na escola, atirando a esmo.

11:28 – Eles entram na biblioteca, matando 10 e ferindo 12 pessoas em pouco mais de sete minutos. Eles atiram na polícia pela janela em direção ao estacionamento, onde as viaturas se reúnem.

Durante os próximos 40 minutos, Harris e Klebold percorreram a escola, atirando e deixando explosivos pelo caminho.

12:06 – Minutos antes da equipe da SWAT entrar no prédio, os suspeitos se mataram dentro da biblioteca.

slide_221713_890610_free

tumblr_n4cgcwAUgW1rul6sno1_1280