Em 1997 morria o Poeta Allen Ginsberg

5 de Abril  1997

Nascido no dia três de Junho de 1926 em Newwark, Nova Jersey, Irwin Allen Ginsberg foi um poeta beat que ficou conhecido pelas loucuras cometidas junto aos seus companheiros inseparáveis: Jack Kerouac e  William Burroughs.O seu livro mais aclamado e conhecido foi “Howl”, obra poética lançada em 1956. Ginsberg, junto a Corso, Ferlinghetti, Snyder, entre outros poetas loucos, iniciou uma revolução nos valores literários, costumes e linguagem na década de 50. O trabalho dele e dos autores citados acima ecoou na contra cultura e nas rebeliões feitas pelos jovens das décadas de 60 e 70.

MTE1ODA0OTcxNjQ1MDQ0MjM3

O poeta beat passou por uma infância complicada. Tímido, era dominado pela paranóia da sua mãe, que acreditava que havia uma conspiração mundial contra ela. Descobriu a poesia ainda na escola, mas após ingressar na Universidade de Columbia, conheceu diversos artistas delinquentes obcecados por drogas, sexo e literatura, combinação que acabou por definir as obras da maioria dos autores beatniks.

Allen era prestativo e gostava de ajudar os amigos a desenvolverem os seus talentos literários. Nesta época começou a frequentar boates gays de Greenwich Village e a ter os seus namorados. A partir daí assumiu um estilo bizarro de viver, acabando por procurar ajuda psiquiátrica. O volume de poesia que já tinha escrito com 29 anos era muito extenso,mas nada tinha sido publicado. Isso acabou em 1955 com a publicação do livro “ Howl” ( Uivo ).

26_GinsbergA

Celebridade entre os jovens rebeldes dos anos 60, Ginsberg ficava cada vez mais popular e aliou se a Timothy Leary, guru do LSD, para divulgar o sintético psicadélico. Começa a participar em muitos eventos, um deles foi o Human Be-in (1967 – São Francisco). Também foi um ícone nos protestos para a retirada dos soldados americanos do Vietnam.

Allen Ginsberg ainda conheceria Rinpoche, um guru tibetano que acabou por se tornar o seu guru pessoal. Junto à poetisa Anne Waldman, criou uma escola de poesia, assim, manteve-se activo na efervescência cultural americana até morrer, no dia cinco de abril de 1997 em N.Y.

73701219

as filename