1924 – Nascia o actor Marlon Brando

3 de Abril  1924

Marlon Brando, Jr. (Omaha, 3 de Abril de 1924 – Los Angeles, 1 de Julho de 2004) foi um actor de cinema e teatro Norte Americano. É saudado por trazer um estilo realista emocionante na actuação em filmes, e é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes actores de todos os tempos.  Brando foi um dos três únicos actores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe , a fazer parte da lista das  100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999.

É mais conhecido pelos seus papéis em filmes que se tornaram eternos como : Viva Zapata , Marco António , O Padrinho , Apocalipse Now , Último tango em Paris , etc.

Brody-Free-Yourself-from-the-Cult-of-Marlon-Brando-963

Marlon Brando era filho de Marlon Brando Sr. (1895-1965) e Dorothy Pennebaker Brando. Os seus pais separaram se quando tinha apenas 11 anos de idade. A sua mãe levou os filhos (3) para viver com a avó em Santa Ana, Califórnia, até 1937, quando decidiu se reconciliar com o marido e viver com ele e os filhos.

Dorothy era uma Mulher talentosa, embora fosse viciada em bebidas alcoólicas. Ela envolveu se com o teatro, ajudou o jovem Henry Fonda a começar a carreira de actor e incutiu em Brando o interesse pela mesma. A sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi atriz.

Brando teve uma infancia tumultuosa. Foi expulso da escola Libertyville High School e, aos 16 anos de idade, mandado para a Academia militar Shattuck, em Fairbault,Minnesota. Lá, sobressaiu nas aulas de Teatro. Mas por tentar escapar da escola, sofreu, mais uma vez, expulsão.

Em Nova York, Brando estudou em várias escolas de teatro com destaque para o tempo em que estudou com Stella Adler no seu estúdio que hoje ainda funciona como escola. Foi com Stella, que Brando definiu sua técnica.

Annex - Brando, Marlon (Julius Caesar)_05

Brando ganhou uma reputação de “bad boy” pelas suas explosões públicas e o seu mau-comportamento. De acordo com a revista Los Angeles, Brando foi o “rock and roll antes que alguém soubesse o que o rock and roll era”. Em 12 de junho de 1973, Brando quebrou a mandíbula do paparazzo Ron Galella.

Brando fez o seguinte comentário sobre a sua vida sexual numa entrevista com Gary Carey, para a  sua biografia de 1976 The Only Contender: ” A homossexualidade está tanto na moda que já não faz notícia. Como um grande número de homens, eu também tive experiências homossexuais e não me envergonho. Nunca prestei muita atenção ao que as pessoas pensam sobre mim. Mas se há alguém que está convencido de que Jack Nicholson e eu somos amantes, eles podem continuar a fazê-lo. Acho que é divertido.

As filmagens de O Grande Motim afetaram a vida de Brando de uma forma profunda, fazendo com que se apaixonasse por Tahiti e o seu povo. Ele comprou um atol 12-ilhas, Tetiaroa, e, em 1970, contratou um premiado jovem arquitecto de Los Angeles para construir a sua casa . Tragicamente, em 1983, um furacão destruiu muitas das estruturas, incluindo o seu resort. O seu filho Simon é o único habitante de Tetiaroa.

gettyimages-111979360

Em 1 de julho de 2004, Marlon Brando morreu de insuficiência respiratória.Segundo o advogado, David J. Seeley, Marlon faleceu num hospital de Los Angeles, o seu corpo foi cremado e as suas cinzas foram colocadas junto ás do seu amigo de infância Wally Cox e outro amigo de longa data, Sam Gilman. Em seguida, foram espalhadas uma parte no Taithi e outra parte no Deserto de Mojave nos Estados Unidos.

godfather-vito-corleone-marlon-brando-movies-511b291d209a3

Annex - Brando, Marlon (Apocalypse Now)_08