1937 – Está de Parabens o actor e produtor Warren Beatty

30 de Março  1937

Warren Beatty (Henry Warren Beatty, Richmond, 30 de Março de 1937) é um actor, produtor e realizador do cinema americano, irmão mais novo da premiada actriz Shirley MacLaine casado com a também atriz Annette Bening e um dos grandes nomes da indústria cinematográfica de Hollywood dos últimos quarenta anos.

warren-beatty

Warren nasceu na Virginia, filho de pais professores que se mudaram para a cidade de Arlington durante a sua adolescência e onde ele se tornou um astro do Futebol Americano local. Encorajado pela irmã mais velha, que então começava a se estabelecer na carreira de actriz, Warren deixou o futebol para se dedicar às artes, conseguindo um emprego de assistente de palco durante as férias de verão num teatro de Washington, o que lhe deu a primeira oportunidade de travar contacto com alguns actores e directores famosos.

clyde barrow

Após uma estreia nas telas num filme para televisão em 1959, ele teve a sua primeira oportunidade no cinema pelas mãos do director Elia Kazan no filme Splendor in the Grass “, contracenando com Natalie Wood, um drama marcado pela tensão sexual e psicológica que envolvia o casal protagonista e lançava Beatty como um actor da nova safra de Hollywood com grande apelo junto ao público feminino.

Durante os próximos seis anos, ele faria alguns filmes de relativa importância, até produzir e actuar naquele que seria um divisor de águas na linguagem cinematográfica de Hollywood e o estabeleceria como uma personagem inovador e respeitado do cinema americano.

Life_01

Bonnie&Clyde é o filme geralmente lembrado como a pedra fundamental de uma nova geração de jovens actores, directores e produtores de cinema – chamada de Nova Hollywood – que possibilitou o aparecimento de cineastas como Francis Ford Copolla, Martin Scorsese, George Lucas ou Steven Spielberg entre outros, com uma nova visão cinematográfica, até então inexistente no cinema americano.

Como produtor e idealizador do filme levou às telas a história do casal fora da lei que nos anos 20 aterrorizou o interior dos Estados Unidos com assaltos a bancos e assassinatos. Controlou todas as etapas da produção, inclusive a escolha do elenco, argumento e montagem do filme, como faria pelo resto da carreira, como director/produtor ou só como produtor.

Bonnie-and-Clyde-Warren-Beatty-03

Até aos 55 anos ele manteve se um homem de muitas mulheres e solteirão convicto, quando então conheceu Annete Bening, a actriz com quem co-estrelou Bugsy em 1992 e com quem finalmente se casaria, mantendo uma relação estável há vinte anos e que teve quatro filhos.

New York Film Critics Circle Awards

Beatty tem sido um grande activista liberal envolvido em diversas causas políticas e humanistas desde a década de 60 e extremamente activo pelo Partido Democrata durante as eleições presidenciais.

17-Beatty-Getty