1922 – Nascia o escritor Jack Kerouac

12 de Março  1922

Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano. Porta voz da geração beat, que marcou o final dos anos 50 nos Estados Unidos.

Jack Kerouac (1922-1969) nasceu em Lowell, Massachussets, no dia 12 de Março de 1922. Foi batizado com o nome de Jean-Louis Lebris de Kerouac. Era o filho mais novo de uma família de origem franco-canadiana. Estudou em escolas católicas.  Como jogador de futebol americano, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Colúmbia, em Nova York. Zangou se com o técnico de futebol, abandonou o curso. Em 1942 juntou-se à Marinha Mercante e foi morar com a sua ex-namorada, Edie Parker.

1412243122398.cached

Em 1950, escreveu o seu primeiro romance “The Town and The City” (Cidade pequena, Cidade Grande), com o nome de John Kerouac. O livro é uma novela escrita de forma convencional.

Em 1953, Jack Kerouac envolveu-se com uma rapariga negra, experiência que relatou no livro “Os Subterrâneos” (1958), escrito em três dias e três noites. As inovações vão aparecer em “On the Road” (Pela Estrada) (1957), de caráter autobiográfico, onde descreve as viagens através dos Estados Unidos e do México.

amd-beats-jack-keruoac-jpg

Expressa numa linguagem espontânea o descontentamento de sua geração e suas características marcantes: romantismo, exaltação da natureza, uso de drogas e celebração da vida livre dos condicionamentos sociais da classe média.

Alguns livros foram escritos sob o uso de drogas, como benzedrina e anestésicos, quando Jack se sentava e datilografava durante vários dias.

Após a publicação de “On the Road”, veio o sucesso, o que lhe causou apreensão. Por ser bastante tímido sabia que teria de viver para a sua imagem pública.

Ainda em 1958, publicou “The Dharma Bums”, na tentativa de estabelecer afinidade com o Budismo. O livro é o relato de uma escalada com o amigo Gary Snyder, em busca de realizações espirituais. Nessa mesma época resolveu isolar se no alto de uma colina, onde passou vários dias, sozinho, numa cabana, bebendo e sofrendo alucinações. O livro “Big Sur”, publicado em 1962, relata essa passagem.

dothis_kerouac_081513-mugshot

Depois de dois casamentos, em 1965 casa-de com uma amiga de infância, e muda-se com a mãe e a esposa, para St. Petersburg na Florida.

Jack Kerouac faleceu na Flórida, no dia 21 de Outubro de 1969, em recorrência de uma hemorragia provocada por uma cirrose.

jackkerouacpicture10