1945 -“Meeting House“ – Bombardeamento do Japão-2ªGuerra Mundial

9 de Março  1945

Há exactamente 71 anos, entre os dias 9 e 10 de Março de 1945, 334 bombardeiros B-29 americanos sobrevoaram Tokyo, e durante a noite, despejaram cargas maciças de bombas deixando uma extensão fumegante de corpos carbonizados e escombros. Um mortífero ataque aéreo que deixou cerca de 110 mil mortos além de feridos. O ataque seguiu e atingiu ainda mais de 60 outras cidades japonesas, somente em Osaka, foram mortos mais de 10 mil civis.

qnCXS3Z

O bombardeamento incendiário conhecido como Operação Meetinghouse, foi considerado o mais mortal da Segunda Guerra Mundial. Mais até que o os bombardeamentos de Dresden, Hiroshima e Nagasaki.

As bombas lançadas sobre Tóquio, eram em sua maioria bombas de fragmentação E-46 de 230 kgs que liberaram 38 bombas incendiárias M-69 a uma atitude de 610 a 760 metros. Os M-69s caíram nos telhados das construções ou no chão e inflamavam de 3 a 5 segundos depois. As construções de madeira e o vento ajudaram a propagar  rapidamente o rastro destruidor incendiário, causando um fenómeno chamado de “onda de fogo”.

50624246

“Foi uma tempestade de fogo ardente, um frenesim infernal, absolutamente horrível. As pessoas estavam apenas saltando para dentro dos canais para tentar escapar do inferno”, relataram os sobreviventes que assistiram milhares de pessoas morrerem: queimadas, esmagadas, afogadas ou sufocadas no incêndio. Só em Tóquio, aproximadamente 270 mil edifícios foram destruídos ao longo do rio Sumida, queimando as casas entre os distritos de Koto, Sumida e Daito, deixando 1 milhão de pessoas desabrigadas.

O mais avassalador foi o silêncio ao amanhecer sobre uma terra enegrecida, cravejada  de cadáveres e restos de corpos carbonizados empilhados, segundo contam sobreviventes.

106504089

KlLrS9w

tokyo-bomb-damage-remains