1744 – Nasce o Banqueiro Mayer Rothschild

23 de Fevereiro 1744

Mayer Amschel Rothschild ( 23 de Fevereiro de 1744 —  19 de Setembro de 1812) foi um banqueiro Alemão de origem Judaica, fundador do império bancário da Família Rothschild, que ficaria conhecida como uma das mais bem-sucedidas dinastias Capitalistas da História. Em 2005, ele foi classificado em 7oº lugar na lista organizada pela revista Forbes dos Vinte Mais Influentes Homens de Negócios de Todos os Tempos. A revista referiu-se a ele como um “pai fundador das finanças internacionais”.

rothschild2

Nascido Mayer Amschel Bauer,  mudou o seu sobrenome para Rothschild, em referência ao escudo vermelho (roth schild, em Alemão), que era o logótipo dos negócios da família, um banco fundado pelo seu pai.

O pequeno Mayer desde cedo demonstrou imensa habilidade intelectual e absorvia com grande rapidez tudo o que seu pai lhe ensinava, tudo o que sabia a respeito do dinheiro e de outros assuntos de importância capital. Moses queria que seu filho se tornasse um rabino, mas a morte interrompeu os seus planos. Não foram precisos muitos anos para que Mayer fosse trabalhar no estabelecimento bancário da família Oppenheimer, em Hanover. As suas habilidades foram prontamente reconhecidas e tornou se sócio júnior da casa. Retornando a Francoforte, assumiu a direcção do negócio que o seu pai havia estabelecido. O velho escudo vermelho ainda se encontrava sobre a porta. Foi então que Mayer mudou o seu sobrenome para Rothschild e, dessa forma, nasceu a poderosa dinastia Rothschild.

no-2-amschel-mayer-rothschild

Mayer chegou a Guilherme IX por intermédio do General von Estorff, para quem entregava recados, quando trabalhava na casa dos Oppenheimer, e que estava ligado à corte do Landgrave. Quando Mayer descobriu que o general colecionava moedas raras, decidiu tirar vantagem da situação. Oferecendo peças valiosas a preços convidativos, rapidamente  tornou se bem visto junto ao general e a outros membros influentes da corte. Um dia, foi encaminhado à presença do Langrave. Sua Alteza adquiriu uma grande quantia de moedas e medalhas raras. Esta foi a primeira transação entre Rothschild e um governante. Breve, estaria fazendo negócios com outros príncipes.

Quando Guilherme IX teve que se refugiar na Dinamarca, em 1806, deixou a sua fortuna em dinheiro e obras de arte, equivalente a 3 milhões de libras esterlinas, sob a administração de Mayer Rothschild. Mayer usou de todos os expedientes para expandi-los, tornando-se então o primeiro banqueiro realmente internacional.

A 29 de Agosto de 1770, Mayer Amschel Rothschild tinha se casado com Gutlé Schnaper  . Eles tiveram 10  filhos. Cada um dos filhos Homens fundaram uma filial  pelo Mundo fora, iniciando a famosa Dinastia  Rothschild.