2004 – Desastre ferroviário no Irão – Mais de 300 mortos

18 de Fevereiro 2004

O desastre significou uma brutal explosão na aldeia de Khayyam ,perto de Nishapur  no Irão a  18 de Fevereiro de 2004. Mais de 300 pessoas foram mortas e toda a aldeia destruída, quando os vagões de um comboio saído dos rails , desgovernado colidiu com a pequena vila a meio da noite e explodiu.

train-collision-Damghan-Iran-5-HR

O incidente começou ainda na cidade de Nishapur, onde 51 vagões ferroviários que transportavam enxofre, fertilizantes, petróleo e algodão se soltaram na estação de Abu Muslim, e deslizaram a alta velocidade  por cerca de 20 km, até que pararam num aterro na vila de Khayyam. Não havia nenhuma pessoa dentro dos vagões, ou a bordo no momento do acidente, mas os serviços de resgate locais de todas as cidades vizinhas chegaram para resgatar qualquer pessoa que poderia estar presa e para extinguir vários incêndios menores que começaram a deflagrar nos destroços .

Iranian_Railway_Train_Crash_Explode_Neishabour_2004

As substâncias nos vagões eram todas altamente explosivas e inflamáveis e começaram a soltar se após o acidente.

A explosão que se seguiu significou o equivalente a 180 toneladas de TNT que destruiu e demoliu Khayyam, e danificando seriamente as cidades vizinhas num perímetro de cerca de 70  Kms.

Mais de 300 mortos e cerca de 500 feridos foi o saldo deste incrível acidente ferroviário.

040219_irancemetery_bcol_10a.grid-6x2