2005 – Lançamento do site “YouTube “

14 de Fevereiro 2005

Fundada em San Bruno, no estado da Califórnia, EUA, por Chad Hurley, Steve Chen, e Jawed Karim a 14 de Fevereiro de 2005, a YouTube, Inc. foi pensada desde logo com o intuito de criar uma forma simples e intuitiva para que qualquer pessoa pudesse ver ou partilhar vídeos através da Internet.
Logo no dia seguinte, a 15 de Fevereiro, foi registado o domínio “www.youtube.com”, mas só em Novembro a empresa conseguiu assegurar o financiamento necessário que lhe permitiu o lançamento oficial do site no mês seguinte, Dezembro de 2005.
O YouTube permite a qualquer pessoa com acesso à Internet a visualização de qualquer vídeo entre os milhares de milhões que aloja; no entanto, para que o utilizador possa fazer uploads, ou seja, para que possa carregar os seus próprios vídeos para o sistema, é necessário que este se identifique, tendo para tal que fazer um registo prévio, que é completamente gratuito.

Os vídeos podem então ser enviados em qualquer quantidade, e em qualquer um dos formatos oficialmente suportados pelo YouTube: WMV, AVI, MOV, MPEG ou MP4.
Aquando da sua recepção, o vídeo é automaticamente convertido para o formato FLV (vídeo Flash da Adobe) e o som para o formato MP3, após o que é reproduzido online recorrendo a uma tecnologia baseada no “Flash Player” da empresa Macromedia.
É ainda possível importar vídeos do YouTube para integrar em páginas externas, recorrendo a uma porção de código HTML disponibilizado com cada vídeo, que o utilizador só precisa de “cortar e colar” para o código da sua própria página.
Suportado inteiramente pela publicidade que incorpora, o YouTube foi adquirido pela empresa Google, Inc. menos de um ano após o seu lançamento, em Novembro de 2006, por 1,65 mil milhões de dólares.
Além do seu site na Internet, o YouTube é actualmente acessível também através da Apple TV ou do iPhone, ambos produtos da empresa Apple, ou por telefones celulares e outros dispositivos móveis com acesso à Internet, através do “YouTube Mobile”, um site específico lançado a 15 de Junho de 2007.

youtube

Youtube_founders