1890 – Nascia o escritor Boris Pasternak autor da obra – Dr. Jivago

10 de Fevereiro 1890

Nascido a 10 de Fevereiro de 1890 era filho de um professor de pintura e de uma pianista, teve uma juventude numa atmosfera cosmopolita. Estudou filosofia na Alemanha e retornou a Moscovo  em 1914, ano em que publicou a sua primeira coleção de poesias.

Durante a 1ª Guerra Mundial ele ensina e trabalha numa fábrica  química dos Urais, o que lhe deu matéria para a sua famosa saga Doutor Jivago , anos mais tarde.

Pasternak caiu em desgraça com as autoridades soviéticas durante a década de 1930; acusado de subjetivismo, ele conseguiu, no entanto, não ser enviado para um Gulag ( campo de concentração ).

Foi-lhe atribuído o Nobel da Literatura  de 1958, mas não foi autorizado a recebê-lo por razões políticas.

AF_Pasternak_Boris__0008

Na Rússia, é mais conhecido como poeta do que romancista, em virtude de o livro Dr. Jivago não ter feito sucesso na antiga União Soviética por motivos políticos. É interessante observar, no entanto, que o personagem principal, homônimo ao livro, é, justamente, um poeta que tem problemas com as autoridades soviéticas, embora simpatizante da causa dos deserdados. O Dr. Jivago, é possível afirmar, é um alter-ego do poeta Pasternak.

Até o momento da sua morte por cancro  de pulmão em 31 de Maio de 1960, a campanha contra Pasternak foi severamente criticada com a credibilidade internacional da URSS. Ele continua a ser uma figura importante na literatura russa ainda hoje. Além disso, a escrita desenvolvida por Pasternak foi  mais tarde continuada, ampliada e aperfeiçoada por Aleksandr Solzhenitsyn e outros dissidentes soviéticos.

3-p-70-pasternak-olga-irina

1936-gornung3n

3202