Invenção do Voleibol

9 de Fevereiro 1895

A origem do Voleibol está relacionada a um norte-americano conhecido como William George Morgan. Os primeiros registos datam de 9 fevereiro de 1895. William era funcionário de uma “Associação Cristã de jovens” (ACJ) e traçou a modalidade de modo que as equipas em disputa não se chocassem, para evitar maiores lesões durante as partidas. Num primeiro momento, o voleibol era jogado com câmaras de ar oriundas das bolas de basquete. A essa “invenção”, deu-se o nome de Mintonette. Só que rapidamente a modalidade ganhou adeptos e recebeu o nome que vigora até os dias atuais: Voleibol.

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi criada em 1947. Logo em 1949 organizaram o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Nesse primeiro campeonato, apenas homens participaram das partidas. A conquista de espaço pelo público feminino deu se em 1952. Uma importante data para o voleibol foi a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de 1964. De lá pra cá, esteve em todas as olimpíadas.

1895-basketball-uniforms

O jogo de Voleibol é realizado num campo, com 2 equipas formadas cada uma por 6 jogadores em campo e seis substitutos. O espaço é retangular, com 18 X 9 metros. A rede que fica localizada no centro tem uma altura que varia conforme o sexo dos jogadores.

Um dos jogadores será escolhido como líbero ou passador. E o que faz o líbero? É aquele jogador especialista na distribuição do jogo. Mais recentemente, outra modalidade que tem ganho fãs é o chamado Voleibol de praia.

volleyball-7-638

Untitled-24

Mazanar_volleyball_00166u