1951 – Morte de Ferdinand Porsche

30 de Janeiro 1951

Ferdinand Porsche  (Maffersdorf ,3 de Setembro de 1875 — Stuttgart , 30 de Janeiro de 1951) foi um criador mecânico  Austríaco  famoso durante a sua carreira pelos projectos inovadores, e famoso nos dias de hoje pelo desenvolvimento do Volkswagen Carocha e juntamente com o seu filho e equipa, foi responsável pela construção do primeiro Porsche 356 – e pela fundação da própria  Porsche por consequência.

Porsche nasceu na região da Boémia, Áustria – Hungria. Porsche é mais conhecido pelo desenho do primeiro Volkswagen  e pelas suas contribuições ao projeto de tanques de guerra  alemães. Hitler  condecorou Porsche em 1937 com o Prêmio Nacional Alemão das Artes e Ciências, uma das raras condecorações do Terceiro Reich.

O seu filho Ferry Porsche, é o motivo para o nome dos automóveis Porsche, os quais, de início, foram baseados em grande parte no design do Carocha.

Desde muito jovem, Porsche demonstrou grande aptidão para trabalhos mecânicos. Ele teve aulas noturnas na Escola Técnica Imperial (atualmente um ginásio na República Checa) em Liberec, enquanto ajudava o seu pai na sua loja durante o dia. Graças a uma indicação, Porsche conseguiu um emprego com Bela Egger em Viena quando tinha 18 anos. Passou a frequentar a Universidade daquela cidade sempre que podia. Excluindo-se as aulas que teve ali, Porsche não teve nenhuma educação superior em engenharia.

tumblr_nbe7qix2Qp1snwhtwo4_1280

O seu primeiro projecto, lançado em 1898, foi o C2 Phaeton  e ficou conhecido como “Sistema Lohner-Porsche”, uma carruagem movida por um motor de combustão interna e com um sistema de direcção híbrido, composto de quatro motores elétricos  montados nas rodas  . Também conhecido por P1 (Porsche n°1), circulou pela primeira vez em 26 de Junho de 1898 e foi um dos primeiros carros licenciados na Áustria. A apresentação oficial do P1 foi na Exposição Universal de 1900 em Paris.

a_Ferdinand_Porsche_Adolf_Hitler_Volkswagen

Em 1926 a Daimler Motoren Gesellschaft e a Bens & Co fundiram-se na Daimler – Benz, e os seus produtos em conjunto passaram a serem conhecidos como Mercedes Benz. O conceito de Porsche sobre um automóvel Mercedes-Benz pequeno e de baixo peso, entretanto, não teve aceitação pela direcção da Daimler-Benz. Saiu da empresa em 1929 e foi para aSteyr, mas a Grande Depressão  trouxe o colapso desta última e Porsche terminou desempregado.

Em abril de 1931 Porsche fundou sua própria empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart, para onde retornou. Sua equipa de trabalho incluía o seu filho, Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche).

porsche

A empresa também iniciou um novo projecto, o Porsche 356, o primeiro veículo a ter a marca Porsche. A empresa  localizava se em Gmund, na época território Austríaco, onde se instalaram oriundos de Stuttgart a fim de se abrigarem dos bombardeiros aliados. A empresa começou a fabricar o Porsche 356 numa antiga serralharia em Gmünd. Eles fabricaram 49 carros inteiramente à mão.

A família Porsche retornou a Stuttgart em 1949 sem saber como reiniciar seus negócios. Os bancos não lhes davam créditos pois as fábricas continuavam sob embargo americano e não podiam ser oferecidas em garantia. Assim Ferry Porsche pegou em alguns dos veículos da série limitada do 356 feitos em Gmünd e visitou revendedores Volkswagen para levantar alguns pedidos. Ele solicitou aos compradores que pagassem o valor de um dos veículos como adiantamento. Ele substituiu assim o crédito bancário por adiantamentos de pagamento como fonte de recursos.

A versão em série produzida emStuttgart  tinha uma carroçaria de aço soldada a um chassis com plataforma tubular central ao invés da carroceria de alumínio usada na pequena série feita em Gmünd. Quando Ferry Porsche reativou a empresa, ele pensava numa produção próxima de 1500 unidades. Mais de 78.000 Porsche 356 foram fabricados nos 17 anos seguintes.

089088.1-lg

Ferdinand Porsche sofreu um derrame, do qual não recuperou completamente, falecendo em 30 de Janeiro de 1951. Foi sepultado no Schuettgut Chapel, Porsche Family Estate, Salzburgo na Áustria.

Em 1987 foi incluído no Automotive Hall of Fame. Em 1996 foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame , e em 1999 recebeu o título de “Engenheiro Automovel do Século”.

Ferdinand_Porsche

Lohner_Porsche