1954 – Nasce a apresentadora de TV – Oprah Winfrey

29 de Janeiro 1954

Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana, vencedora de diversos prémios Emmy.

O seu nome de baptismo é Oprah Gail Winfrey. Veio de uma família de religião baptista. Teve uma infância difícil, pois foi vitima de abusos  pelo tio e primos. Mas sob a influência da avó, aprendeu a ler a bíblia. Ganhou uma bolsa para estudar no Nicolet High School, em Wisconsin. Lá, foi considerada a aluna mais popular da escola.

Apesar da vida difícil, Oprah Winfrey começou a ter os seus talentos de comunicação reconhecidos, quando ganhou o concurso de locução na Universidade do Tennessee, onde fez um curso de comunicação para TV.

Em Nasville, Winfrey foi âncora num telejornal  local. Em Baltimore, trabalhou no programa de entrevistas “People are Talking”, em 1978. Em Chicago, liderou o Talk Show AM Chicago, e em pouco tempo, foi o programa de televisão mais visto da região.

Em 1990, deu uma guinada na sua carreira, criando um programa com forte teor social. Porém, o seu grande marco na televisão foi a entrevista concedida por Michael Jackson, considerado quase impossível na época, quando 100 milhões de espectadores assistiram a entrevista.

Oprah Winfrey também actuou no cinema, com destaque para o filme de Steven Spielberg, “A Cor Púrpura”, lançado em 1985. Foi indicada ao Óscar de melhor actriz secundária.

Oprah é detentora da revista, “The Oprah Magazine”, que obteve considerável sucesso no mercado de publicações femininas. Oprah ainda possui o domínio do site Oprah.com, criado por ela no intuito de transmitir ao público informações sobre a sua vida pessoal.

Oprah anunciou em 2009, o fim de sua carreira no canal de televisão ABC, para dedicar-se ao seu canal de TV “The Oprah Winfrey Network”.

314

1024.CelebHomes.oprah.mh.102412

NY NEW YORK OPRAH

THE BUTLER

Oprah_Winfrey_in_Strøget,_Denmark_on_30_September_2009

Oprah-Magazine_Chris-Craymer_smaller