1892 – Fundação do Clube Naval de Lisboa

27 de Janeiro 1892

Foi fundado em 27 de Janeiro de 1892 e tinha origem no”Clube de Remeiros Lusitano”, fundado desde 1862. Considera-se, portanto, que a história do CNL vem desde essa distante data. Foi um dos primeiros Clubes em Portugal a praticar a Vela, o Remo e a Natação. Actualmente dispõe de um ginásio, tanque para remar, ergómetros e vários tipos de barcos para aprendizagem de remo, vela e canoagem.

Conta no seu palmarés com as Taças Vasco da Gama, Taça de Portugal, Taça Camões e foi o Primeiro clube em Portugal a construir a sua sede em 1898.

Das suas secções de Cascais, Portimão, Lagos, Luanda, Funchal, Faro, Pedrouços que se autonomizaram nasceram os actuais Clubes Náuticos dessas cidades.

Da sua Fundação  fizeram parte ; Abel Power Dagge , Augusto César de Paiva Moniz , Frederico José Burnay , João Félix Peixoto entre outros. Juntos, numa dependência do edifício da antiga ponte dos vapores Libonenses, redigiram os primeiros estatutos do Clube, onde se determinara que o CNL tinha como princípio fundamental prestar a “cooperação à utilíssima, nobre e filantrópica ideia da criação dum posto de socorros a náufragos“, acrescentando ainda que a “arte de remar é não só útil em 1000 eventualidades da existência mas também um ramo importantíssimo da educação fisica. Trata-se pois, como referem os seus próprios estatutos de uma “Associação Humanitária e de Instrução Náutica”, muito embora o alvará de aprovação daqueles estatutos tenha lamentavelmente sido substituído pela cláusula de “Associação Humanitária de Instrução e Recreio”. A direcção do Clube estabeleceu-se primeiro num 1º andar do nº 10 da Travessa do Corpo Santo. No entanto, uma vez que esta casa não se adequava aos fins desejados, optou-se por alugar outra na Rua da Moeda (nº 15 1º andar). Este local oferecia melhores condições pelo que se tornou efectivamente na primeira sede do CNL.

203_001

407aa5725eea807d9943c37d5202f090_featured_v2

restaurante-associacao-naval-de-lisboa-vista-6c6ea