2004 – Lançamento da Rede Social “Orkut”

24 de Janeiro 2004

Lançada por Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google que deu nome ao site de relacionamento ou rede social, o Orkut nasceu em 24 de Janeiro de 2004. O foco inicial era nos internautas norte-americanos, mas o Orkut caiu logo nas graças dos brasileiros e também dos indianos. Por isso, em Abril do ano seguinte ganhou uma versão em português. Só em Julho de 2005, porém, que a rede social disponibilizou versões em francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, russo e chinês (tradicional e simplificado).

Inicialmente, os internautas precisavam de um convite de um amigo usuário do Orkut para entrar na rede social. Mas não demorou muito tempo para o site se tornar mais popular e disponibilizar o cadastro para qualquer pessoa.
Assim como as redes sociais da actualidade, cada usuário do Orkut possuía um perfil com informações básicas e outras secundárias que chegavam a ser curiosas como: religião, humor, fumador ou não, orientação sexual, cor dos olhos e cabelos. Além dos livros, músicas, programas de TV e filmes preferidos.

Logo-Orkut-círculo

Cada usuário também tinha a sua lista de amigos, mas havia um limite: 1.000 pessoas. Era possível classificar os contactos como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo. Além disso, os utilizadores podiam criar grupos personalizados para classificar os seus amigos com o objectivo de melhorar a organização da lista.

Em Abril de 2006, o Orkut surpreendeu muitos usuários de surpresa logo pela manhã com a nova ferramenta que permitia saber quem visualizou o seu perfil. O recurso listava os últimos cinco membros que visitaram o perfil e mostrava o número de vezes que o haviam feito. A ferramenta “Visitantes recentes” podia ser desactivada, mas nas primeiras horas a rede social aumentou imenso em “curiosos”.

orkut_screen2

O sucesso da rede social induziu cada vez mais a criação de novas ferramentas. Em 2007 ainda no auge, o Orkut adicionou o mecanismo que permitia ao usuário adicionar vídeos do YouTube, o recurso de envio de mensagens por SMS, criação de eventos, busca interna de tópicos nas comunidades e muito mais.

Em 2008, a sede do site foi transferida da Califórnia para o Brasil. Os brasileiros passaram a dividir a responsabilidade do controle mundial do Orkut com os indianos. Isso ocorreu devido ao grande número de usuários no país, na época eram 40 milhões. Mas, a palavra final sobre qualquer mudança era do Google Brasil.

Até 2011 o site foi se desenvolvendo com novas aplicações ,visuais e ideias.  Com a aparecimento do Facebook e de outras redes sociais como o Twitter o Orkut entrou  numa perda de utilizadores  terrível de tal forma que perdeu a liderança em muito pouco tempo.  Em Janeiro de 2013 tinha perdido mais de 95% dos seus utilizadores e encerrou em Setembro do mesmo ano.

orkut_morto