“A Vida é Bela “ – Filme de Roberto Benigni

22 de Janeiro 1999

Uma fábula tragi-cómica, o filme mais popular de Roberto Benigni, vencedor, entre muitos outros prémios internacionais, do Óscar para o melhor filme estrangeiro e melhor actor para Benigni. É uma deliciosa fábula, e um hino à vida dos duros tempos da Europa da Segunda Guerra Mundial, onde o nosso protagonista Guido, um homem inocente, terá que utilizar a sua imaginação e força de vontade para salvar as vidas daqueles que ama. Romântico, hilariante, surpreendente e comovedor, este filme é um dos mais belos momentos de cinema!

A primeira parte do filme se passa na Itália, no ano de 1939, antes da guerra explodir e a perseguição aos judeus por Hitler, iniciar. A história inicia com a paixão do espirituoso judeu Guido pela italiana Dora, após vários encontros entre os dois. Guido, muito brincalhão sempre nos envolvendo com suas piadas quando se mete em situações muito constrangedoras e consegue sair delas de maneira brilhante, conquistando a simpatia de todos os que o assistem.

A segunda parte a história continua na Itália e durante a segunda grande guerra, o judeu Benigni, juntamente com seu filho Giosué ( interpretado por Giorgio Cantarini) já estão sendo levados para o campo de concentração nazista. Cena triste a qualquer um, porém com o toque irônico e divertido que Benigni dá ao personagem que faz de tudo para que seu filho tenha a visão diferente da realidade vivenciada naquele momento para os que consciência tinham. Inventando histórias, fazendo de tudo, uma fantasia para seu filho, Benigni protege-o de todo o mal que ronda no momento da guerra. Em todas as cenas podemos perceber dois sentidos: realidade e fantasia. O real e o inventado por Guido.

tumblr_mf8pisAQON1qd715vo1_1280

avidaebela

lavitaebella_19971

movie_life-is-beautiful_03-1440x900

vita8