Fundação da empresa “ Opel “

21 de Janeiro 1862

Adam Opel fundou a sua empresa a 21 de Janeiro de 1862, em Rüsselsheim. Foi o primeiro passo numa longa viagem de inovação. Conheça ao pormenor a história dos automóveis Opel.

Após vários anos a trabalhar como operário metalúrgico, Adam Opel inicia actividade na sua cidade natal, Rüsselsheim: constrói a sua primeira máquina de costura, criando as bases daquela que viria a ser a marca Opel.

Ao entrar no negócio do fabrico de bicicletas, uma actividade em expansão, Adam Opel assegura um segundo pilar para a sua empresa. Os filhos de Opel são entusiastas do ciclismo, vencendo várias centenas de corridas com bicicletas da marca Opel nos anos anteriores a 1898. Em menos de 40 anos, Opel torna-se no maior fabricante de bicicletas a nível mundial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Adam Opel morre aos 58 anos. A sua esposa Sophie assume a gestão da empresa com o apoio dos filhos.

“A Patente automóvel Opel, Sistema Lutzmann” é o nome atribuído ao primeiro automóvel Opel. Ele assinala o início da produção em Rüsselsheim e constitui a base para a construção dos primeiros veículos utilitários. No espaço de um ano, a empresa estreia-se no desporto motorizado a nível internacional.

Opel_Experience_History_Heritage_1899_First_Opel_768x432_19245

Heinrich von Opel vence a subida à colina de Königsstuhl, nos arredores de Heidelberg, ao volante de um Opel Lutzmann.

É assinado um contrato com o fabricante francês Alexandre Darracq, que autoriza a Opel a fabricar automóveis Darracq sob licença.

A Opel fabrica o seu primeiro motociclo.

A Opel apresenta um automóvel compacto acessível. O veículo de dois lugares com 4/8 cv, concebido para clientes que atribuem bastante importância à segurança de funcionamento, torna-se conhecido como o “Doktorwagen” (automóvel do médico). Estes foram os primeiros passos do que viria a ser uma das maiores marcas de automóveis do mundo.

opel_experience_history_heritage_1911_opel_torpedo_double_phaeton_768x432_19335

opel-cars-logo-emblem