1971 – Nascia Josep Guardiola

18 de Janeiro 1971

Josep Guardiola i Sala, mais conhecido como Pep Guardiola (18 de Janeiro de 1971), é um ex-futebolista e treinador Espanhol. Actualmente, é técnico do Bayern de Munique. Como jogador, Guardiola jogava como médio defensivo e passou a maior parte da sua carreira a jogar pelo Barcelona. Em Janeiro de 2012, foi eleito pela FIFA como Melhor treinador do Mundo.

FUSSBALL: spanische Liga/FC BARCELONA 06.02.97

Chegou ao Barcelona com 13 anos, permanecendo nas divisões juniores até 1990, quando fez a sua estreia equipa profissional, contra o Cádiz.

Tornou se titular em 1991/92, temporada em que a equipa, então comandada pelo técnico Johan Cruyff, conquistou a Liga dos campeões e o Campeonato Espanhol. Fez parte da equipa que perdeu a final da Taça Intercontinental para o São Paulo  em Dezembro de 1992. Mais dois títulos espanhóis vieram nas duas temporadas seguintes, tendo Guardiola mantido a titularidade, assim como em 1996/7, quando foi designado capitão da equipa, nas conquistas da Taça do Rei, da Super Taça Europeia, já com Bobby Robson como treinador, e com o treinador adjunto José Mourinho.

Depois de rejeitar  várias propostas  no fim da temporada, o Barcelona renovou o contrato de Guardiola até 2001.

Pep ficou de fora da maior parte dos jogos da temporada seguinte devido a uma lesão que o deixou afastado dos relvados, mas retornou em 1998/99 para participar activamente de mais conquistas, como mais um campeonato de Espanha  e a Taça do Rei.

No final do contrato, já com 31 anos, sem ter conquistado mais títulos nas últimas duas temporadas que passou no Barcelona, Guardiola despediu  se do clube catalão para ir jogar na Itália , pelo Brescia.

Young-Pep-Guardiola-fc-barcelona-23386982-943-1280

Mais tarde assina pelo Roma, onde passou por momentos difíceis, sendo suspenso por quatro meses por uso da substância proibida Nandrolona. Depois de retornar ao Brescia em 2003, foi contratado pelo Al Ahli , clube do Qatar.

Em 2005, aceitou uma proposta  para jogar no México, pela equipa dos Dorados de Sinaloa “, onde ficou por seis meses antes de encerrar a carreira de Jogador.

Guardiola iniciou a sua carreira de treinador comandando o Barcelona B, no dia 21 de Junho de 2007. Foi campeão da Terceira Divisão. Com esta equipa, Guardiola comandou alguns jogadores que mais tarde promoveria para a principal do Barcelona, como   Sérgio Busquets, Pedro Rodriguez e Thiago Alcantara. No dia 8 de Maio de 2008, Guardiola foi nomeado oficialmente técnico do Barcelona. E desde então, tornou  se o maior treinador estreante de todos os tempos, superando até o lendário Cruiff, conquistando nada menos que a Taça do Rei, o Campeonato, a Super Taça de Espanha, a Liga dos Campeões da UEFA, a Super Taça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes, na mesma temporada, inclusive conquistando diversos prêmios de melhor treinador do ano por revistas e associações de renome Em 27 de Abril de 2012 anunciou que não era mais o treinador do Barcelona. Após o anuncio de sua saída do Barça, Pep declarou que iria descansar por um ano, assim não assumindo o comando de nenhuma equipa na temporada seguinte.

Josep_Guardiola_0525

Pep_Guardiola_529046384

SEMIFINAL FC BARCELONA VS. AL SADD

Pep Guardiola, Bayern Munich manager