1900 – Estreia de“Tosca “ – Ópera de Puccini

14 de Janeiro 1900

Tosca é uma ópera em três actos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça de mesmo nome de Victorien Sardou. Estreou no Teatro Costanzi de Roma, em 14 de Janeiro de 1900.

Uma das melhores óperas do compositor, Tosca retrata uma história de amor, vingança, crueldade e morte passada em Roma em Junho de 1800, tendo por fundo as guerras napoleónicas e o ambiente revolucionário então vivido.

Mario Cavaradossi pinta Maria Madalena na Igreja de Sant’Andrea della Valle. É o amante da cantora Floria Tosca. Na igreja esconde-se, com a ajuda de Cavaradossi, Cesare Angelotti, um preso político republicano em fuga do Castel Sant’Angelo. A fuga é descoberta e Scarpia, o chefe da polícia, procura o fugitivo na igreja, onde encontra Tosca. Na sua residência, no Palazzo Farnese, Scarpia chama Tosca, prende e tortura Cavaradossi. Para acabar com a tortura do amante, Tosca revela o esconderijo de Angelotti. Cavaradossi sente-se traído e Scarpia manda executá-lo depois de ser conhecida uma notícia de vitória republicana. Tosca promete entregar-se a Scarpia, pagando o preço da salvação de Cavaradossi.

165554888

02-Tosca-R1

TOSCA

Tosca-Puccini-una-scena