Morreu a escritora Elisa Lispector

6 de Janeiro 1989

Elisa Lispector foi uma escritora ucraniana radicada no Brasil. Judia, veio morar com os pais no Recife para fugir da perseguição ao seu povo em 1920. Publicou sete livros de romance, foi premiada e dedicou se igualmente aos contos. Não, não leu errado. Dona do mesmo sobrenome da aclamada escritora Clarice Lispector, Elisa também pertenceu à família de Clarice, de forma bem íntima, aliás: era sua irmã mais velha.

 

Nascida em 1911, Elisa formou se na Escola Normal, lecionou para crianças e, mais tarde, foi funcionária pública no Rio de Janeiro. Lançou o seu primeiro livro, “Além da Fronteira”, em 1945, aos 34 anos, dois anos após a estreia de Clarice com “Perto do Coração Selvagem” e, em 1963, recebeu os prêmios José Lins do Rego e Coelho Neto – o último oferecido pela Academia Brasileira de Letras – pelo romance “Muro de pedras”, o seu quarto livro.

Para muitos pesquisadores, a obra de Elisa foi injustamente esquecida, devido, talvez, à força da literatura da irmã mais nova. No entanto, a pesquisadora Nádia Gotlib acredita que a literatura de Elisa deve ser resgatada. No ano passado, Nádia, que é também biógrafa de Clarice Lispector e Tarsila do Amaral, publicou o livro ”Retratos antigos “(Editora UFMG), em que reúne uma série de relatos inéditos de Elisa sobre a saga da família Lispector, além de desabafos de sua vida quotidiana. Nádia descreve a literatura feita por Elisa, mais ligada à luta e tradição do povo judaico, mas também com alguns pontos em comum com a irmã: os seus livros carregavam certa introspecção e havia neles o registo subtil da intimidade das personagens, principalmente as femininas. Outra de suas características marcantes é o relato da vida burocrática e rotineira das personagens, muito provavelmente proveniente de sua experiência com o emprego no Ministério do Trabalho por muitos anos.

Elisa faleceu em 1989, sozinha e sem filhos, aos 77 anos, na Rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro.

elisa-lispector

maxresdefault

clarice-lispector-2