1770 – Nascia Ludwig Van Beethoven

16 de Dezembro 1770

Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor alemão. A “9.ª Sinfonia” foi a obra que o consagrou em todo o mundo. Em 1814, era reconhecido como o maior compositor do século.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) nasceu em Bonn, Alemanha, no dia 16 de dezembro de 1770. Filho de Johann van Beethoven e Maria Magdalena Kewerich. Seu avô era mestre de capela na corte da cidade de Colônia. Com cinco anos iniciou os estudos musicais, aprendeu cravo, violino e viola, sob a orientação rígida do pai. Com sete anos, começou a frequentar a escola pública. Com oito anos participou de um recital da Academia de Sternengass.

Os constantes dramas dos familiares, habituados a beber, o tornava inquieto e nervoso, prejudicando o seu aproveitamento na escola. A música era o que mais lhe agradava. Teve aulas com diversos mestres, entre eles Christian Neefe, organista da corte. Começou também a aprendizagem de piano.

Com apenas onze anos foi nomeado organista-suplente da corte. Revelando-se notável virtuoso em vários instrumentos. Em 1783, quando tinha treze anos foi nomeado solista de cravo na corte de Bonn. Passou a receber a proteção do Príncipe Max Franz, governante da região. Nesse mesmo ano, publicou sua primeira obra “Variações sobre uma Marcha de Dressler”

Em 1787, Beethoven visitou Viana e tocou para Mozart, que lhe estimou grande futuro. Em 1791, com apenas 21 anos, já desfrutava de prestígio junto da nobreza de Bonn, que não dispensavam em suas festas a presença do músico, que pouco frequentou a escola, mas havia cursado a universidade como ouvinte, para adquirir cultura.

Thirteen-year-old_Beethoven

Ludwig van Beethoven apresentou  se em Praga e em Berlim, onde cumpriu um extenso programa para a corte imperial, do qual constavam “Duas Sonatas para Violoncelo, Opus 5”, escrita especialmente para a ocasião. Com 27 anos e crescente prestígio que atraía alunos e convites para recitais, que lhe proporcionava uma folga financeira, e lhe permitia vestir-se elegantemente e até ser sociável.

Em 1798, surgiram os primeiros sintomas da surdez. Na volta de uma tournée, foi diagnosticada uma congestão dos centros auditivos internos. Fez vários tratamentos e escondeu o problema de todos. Nessa época  apaixona se, mas não é correspondido. Para esquecer a mágoa dedica-se ao trabalho. Em 1800,  iniciou se o período mais brilhante da carreira de Beethoven, quando ele produziu as grandes sinfonias que lhe dariam imortalidade.

A surdez só aumentava, mas conseguia trabalhar e produzir. Em 1816, enfrentou um litígio com a viúva de seu irmão Karl, pela custódia do sobrinho. Em 1820, Beethoven vence a causa. Em 1824, apresentou pela primeira vez a “Sinfonia nº 9”. No fim da apresentação uma tempestade de aplausos saudou o génio. Envelhecido e doente, o compositor já não se empolgava com o êxito e a repercussão de sua música.

Ludwig van Beethoven morreu em Viena, Áustria, no dia 26 de Março de 1827.

197344

Kaspar_von_Zumbusch-Ludwig_van_Beethoven-Beethovenplatz