1832 – Nascia Gustave Eiffel

15 de Dezembro 1832

De ascendência germânica, Gustave Eiffel nasceu a 15 de Dezembro de 1832 em Dijon e em 1850 ingressa em Paris na Ecole Centrale des Arts et Manufactures onde completa o curso de Engenharia Química. Mas desde cedo, por influência de um cunhado se dedica à metalurgia e ao novo material que vai usar de modo brilhante como construtor.

A sua relação com os comboios inicia-se com os primeiros trabalhos que ao fim de pouco tempo o conduzem a um emprego na Companhia dos Caminhos de Ferro do Oeste aonde tem a oportunidade de projectar a sua primeira ponte em Saint-Germain.

É-lhe depois confiada a construção de uma grande ponte em Bordéus aonde ganha a experiência necessária para se lançar como empreendedor por conta própria. A empresa que funda em 1866 tem na Exposição Universal de Paris de 1867 (A Exposição Universal em que construirá a Torre Eiffel só será em 1889 e Paris ainda acolherá uma outra destas exposições em 1878) a primeira grande obra: a estrutura metálica do Grand Palais.

eiffel_tower_construction_wallpaper_ntyvb

Talvez a necessidade de maior disponibilidade de capital leva-o a associar-se na G. Eiffel et C.ie ao rico engenheiro Téophile Seyrig . Mas a sociedade só veio a ganhar verdadeiro impulso quando venceu o concurso para a construção de uma ponte ferroviária sobre o rio Douro no Porto. Tratava-se de um vão até então nunca experimentado e tal foi o desempenho de Eiffel ao construir em menos de 2 anos a Ponte Maria Pia, que o seu nome se tornou imediatamente famoso, vindo a ser-lhe confiados outras obras sempre de grandiosidade ímpar.

Segue-se o viaduto de garabit, a estrutura da estátua da liberdade que a França ofereceu aos Estados Unidos e a consagração máxima na torre de 300 m de altura, símbolo da Exposição de 1889 que viria a tornar-se o ex ­libris de Paris com o nome de Torre Eiffel .

Viveu em Portugal entre 1875 e 1877 para acompanhar a construção da Ponte Maria Pia e outras que construiu na época. Teve casa em Barcelos.

Na fase final da sua vida dedicou se á Meteorologia e á Aerodinâmica, publicando importantes estudos nestes domínios. Gustave Eiffel morreu a 27 de Dezembro de 1923 com 91 anos de idade.

Gustave_Eiffel_1888_Nadar

maria-pia_01

caricature_de_gustave_eiffel_23501