Navio “Monte Branco” explode e mata 1.600 pessoas

6 de Dezembro 1917

Neste dia de 1917, 2 navios, 1 Belga e outro Francês, ambos super carregados de munições e explosivos em geral, explodiram  no Porto de Halifax no Canadá destruindo uma grande parte da cidade portuária e matando mais de 1.600 pessoas e causando ferimentos graves em mais 8.000. Os cerca de 8 milhões de toneladas de TNT carregados pelos 2 navios tinham como destino abastecer os Aliados durante a I grande guerra.

Este Porto era muito usado durante a guerra como melhor via maritima para evitar os submarinos Alemães. Nessa manha o navio Francês de seu nome Monte Branco encaminhava se para atracar mas devido a um intenso nevoeiro e consequente má visibilidade embateu fortemente no navio Belga já atracado. As explosões e os incendios foram imediatos.

O terror que se seguiu foi indescritivel pois quer no mar quer em terra tudo se incendiava podendo ser avistado a mais de 150 Kms.

Halifax_Explosion_blast_cloud

HALIFAX, CANADA - DECEMBER 14:  Port of Halifax in ruins after French ship Mont Blanc, loaded with ammunition & explosives, collided with the Norwegian ship Imo ultimately resulting in a titanic exposion on Dec. 6, 1917; the blast leveled a square mile of

Halifax_Explosion_Aftermath_LOC_2_-_restored

Looking_North_toward_Pier_8_from_Hillis_Foundry_after_Halifax_Explosion_Halifax_Nova_Scotia_Canada_ca._1917

maxresdefault