Publicado o livro “ A origem das Espécies “ – Charles Darwin

24 de Novembro 1859

Foi em 24 de Novembro de 1859 que Charles Darwin publicou A Origem das Espécies com uma primeira edição de 1250 exemplares que esgotou no dia do lançamento. Comemora se assim a  existência de um livro que teve fortes repercussões pelas suas propostas de evolução e de selecção natural, teoria descrita com que explica como as espécies animais e vegetais evoluem. Darwin defendia que o meio ambiente selecciona os mais aptos enquanto os menos dotados são eliminados, transmitindo-se à geração seguinte as diferenças que facilitam a sobrevivência. Ao longo das gerações, essas características firmam-se e geram uma nova espécie.

Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, em 1809, curiosamente o ano em que o francês Lamarck publicou a primeira síntese da teoria da evolução das espécies. Filho de uma família abastada – o pai era médico – estudou dois anos medicina em Edimburgo e fixou-se, de 1828 a 1831, em Cambridge. O facto de ser amigo de cientistas conceituados, nomeadamente do botânico John Henslow, levou-o a ser convidado a participar numa volta ao mundo  no navio Beagle promovida em 1831 pela Marinha Inglesa.

A expedição – que durou cinco anos – tinha o objectivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Foi uma viagem decisiva para fundamentar a sua teoria da evolução.Colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Darwin teve a oportunidade de perceber as adaptações que aconteciam de acordo com cada ambiente, fossem as selvas brasileiras, as pampas argentinas e os Andes . Surpreendeu-se com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu no arquipélago dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul, a mil quilómetros do Equador, país a que hoje pertencem.

As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, o tema fundamental da sua obra, baseada na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal com a natureza a promover uma selecção natural.

Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro sobre a origem das espécies por meio da selecção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida,  Morreu de ataque cardíaco em 19 de Abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.

Charles_Darwin_seated

Darwin_faces

teoria-da-evoluo-das-espcies-3a-8-728