Shigeru Miyamoto está de Parabéns !

16 de Novembro 1952

Shigeru Miyamoto , Sonobe, 16 de Novembro de 1952 é um designer e produtor de jogos electrónicos japonês. Ele é mais conhecido pela criação de alguns doa mais famosos jogos :  Mário, Donkey Kong, Zelda, Star Fox, F- Zero, Pikmin e a série Wii. Ele é uma das personalidades do mundo dos jogos mais idolatradas no Japão e no Ocidente.

Japanese video game designer Shigeru Miyamoto introduces the Nintendo's Mario Maker during a press event at the Nintendo booth at the Electronic Entertainment Expo on Wednesday, June 11, 2014, in Los Angeles. (AP Photo/Jae C. Hong)

Shigeru Miyamoto é o segundo filho do casal Lijake Miyamoto e Hinako Aruha. Desde pequeno gostava de desenhar, pintar e explorar as áreas próximas da sua casa. Mais tarde, inclusive, ele confessou ter baseado grande parte do jogo The Legend of Zelda em explorações que empreendia na infância em cavernas da região. Outra de suas inspirações para jogos veio do cão de um vizinho, que ficava sempre preso a uma corrente e o amedrontava particularmente: daí surgiu a ideia para o Chain Chomp, o conhecido inimigo da série Mário.

Miyamoto inscreveu-se na Academia de Artes Industriais e Manuais Kanazawa Munice em 1970 e, mesmo que afirmando que os estudos não estavam em primeiro lugar formou  se cinco anos depois. Com o diploma de arquitetura em mãos, Shigeru conseguiu uma entrevista com um amigo de seu pai o presidente da Nintendo na época, que o contratou como artista e o colocou como um aprendiz no departamento de planeamento. Passou um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades, até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.

Em 1980, Hiroshi Yamauchi lançou Radar Scope Arcade que foi desenhado por Miyamoto, A NOA (Nintendo of America) havia solicitado três mil unidade da máquina, com o grande fracasso do vídeo-game ficaram até dois mil unidades do produto parados. Yamauchi para não ter mais prejuízos  decidiu manter as cabines, optando por mudar o jogo. O presidente deu ao novato Shigeru Miyamoto a tarefa de consertar a situação nos USA  e criar um novo jogo, que com sorte levaria a empresa ao sucesso.

Miyamoto afirmou que o Radar Scope era muito ultrapassado e viu a necessidade de ir atrás de mais informações de programação, hardware e eletrônicos. A partir do acontecido decidiu trabalhar num jogo usando o personagem Popeye, porém teve problemas com direitos de autor e partiu para outra ideia. Uma ideia que revolucionaria os vídeo-games e marcaria personagens na história, logo em substituição da ideia de Popeye criou Donkey Kong, um jogo de plataforma onde JumpMan (nome provisório de Mário) tinha que salvar a sua namorada Pauline das mãos de Donkey Kong.

original

O próximo grande jogo seria Mário Bros.no qual utilizaria Jumpman, trocando o nome para Mário e dando-lhe um irmão chamado Luigi.

Depois de Mario Bros. Miyamoto trabalhou em diversos conceitos, como Ice Clamber e Kid Icarus ao lado de Yokoi. Ele produziu outro jogo do Mario, chamado Super Mário Bros.. e começou a trabalhar em um novo, chamado The Legend of Zelda.

Zelda foi um grande sucesso entre os jogadores, sendo o primeiro título da “nova geração de consolas” a vender mais de um milhão de unidades nos Estados Unidos. Os primeiros jogos da série foram lançados para o Nintendo e Game Boy.

Novos jogos vão sendo criados até que em 1996, Super Mário, até então um sprite 2D, ganha pela primeira vez um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado. Era lançado então o Super Mário 64 para a Nintendo 64, nova consola de 64 bits da Nintendo.

Em 1998 surge o que para muitos pode ser considerado entre os 5 melhores jogos já produzidos até hoje: The Legend of Zelda : Ocarina of Time. Nesta versão do jogo, Shigeru e seus colaboradores conseguem fazer uma transição de Hyrule e de seus personagens do 2D para o 3D.

12nintendo-web-superJumbo

445786

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA