Nascia o escritor Robert Louis Stevenson

13 de Novembro 1850

Autor de obras consagradas pelo público, Robert Louis Stevenson nasceu na cidade de Edimburgo, capital da Escócia , em 1850 e tem em “O médico e o Monstro” um dos pontos altos de sua literatura. Obra com inúmeras adaptações, essa narrativa já passou por telas de cinema, musicais e teatro sempre mantendo o fascínio de seu tema.

Publicado como uma novela popular em 1886, a obra obteve estrondoso sucesso e serviu para reafirmar a carreira do escritor. Em “O médico e o Monstro”, Stevenson conta a história de Henry Jekyll, médico respeitável e que tem uma vida pacata até que resolve promover uma pesquisa científica na qual procura desvendar os segredos da natureza humana. Assim nasce Mr. Hyde, seu duplo, sua personalidade sombria e perversa, que ao mesmo tempo encantará o médico pela capacidade de viver em total liberdade, mas cuja personalidade também o levará à ruína.

Ambientado na cidade de Edimburgo, no fim do século 19, o romance se tornou um clássico que até hoje se presta a inúmeras interpretações psicológicas a respeito dos meandros da alma humana em sua eterna luta do bem contra o mal.

Mas o autor teve também outras obras marcantes ao longo de sua carreira, como é o caso de seu romance-aventura “A Ilha do Tesouro”, que faz sucesso por gerações e também foi adaptado para o cinema. O enredo é repleto de ações de piratas que em pleno século 18 navegavam pelos mares em busca de tesouros perdidos. Uma curiosidade desta história é que ela retrata a figura do pirata com uma perna de pau e com um papagaio sobre os ombros, imagem que se tornaria frequente no imaginário popular.

Robert_Louis_Stevenson_1

Desde muito cedo Stevenson sofria com problemas respiratórios, condição que ao longo da vida faria com que ele se deslocasse em busca de lugares mais quentes para viver. Alia-se a esse fato, sua dificuldade em viver próximo ao ambiente coercitivo e puritano da casa de seus pais, o que faz com que ele se afaste da família para ir viver inicialmente em Londres e mais tarde em Paris.

Foi numa vila, nas cercanias de Paris que em 1876 o escritor conhece Fanny Ousborne, uma americana dez anos mais velha do que ele e que irá mudar a sua vida. Casam-se em 1880 e decidem viver na Califórnia. Pouco tempo depois, em 1881, Stevenson volta com a família para a Escócia em viagem de férias. Será no tempo frio e chuvoso escocês que, inspirado por um desenho de seu enteado, ele criará “A Ilha do Tesouro”, um clássico da literatura infanto-juvenil.

Em 1889, após conhecer alguns arquipélagos do Pacífico, estabelece-se com a família em Apia, nas Ilhas Samoa. Local em que vai falecer em dezembro de 1894, com apenas 44 anos de idade, deixando inacabada sua última obra literária, Weir of Hermiston.

Treasure Island

robert-louis-stevenson

jekyll-hyde