Parabéns Luís Felipe Scolari

9 de Novembro 1948

Luiz Felipe Scolari (Passo Fundo, 9 de Novembro de 1948), o Felipão, é um ex-jogador de futebol e actualmente um dos melhores técnicos de futebol do mundo.

O início da carreira de jogador foi no Aimoré, equipa de São Leopoldo (RS). Quem incentivou Felipão a jogar futebol foi o seu pai, Benjamin Scolari, que também foi defesa central do Aimoré.

Luiz Felipe Scolari destacou se em campo como um jogador “raçudo” e com capacidade de liderar a equipa, o que o tornou capitão de algumas equipas das quais jogou.

Após o Aimoré, ele jogou no Caixias por sete anos.

Depois actuou no Juventude, Novo Hamburgo e CSA de Alagoas, clube no qual ele ganhou o seu único título como jogador no ano de 1980, o Campeonato Alagoano.

Felipão pendurou as chuteiras no ano de 1982.

Por ser um líder nato, Felipão não ficou parado e logo foi chamado para ser técnico do CSA de Alagoas.

Depois treinou o Pelotas e o Al Shabbab, da Arábia Saudita.

Em 1987 levou o Grémio ao tricampeonato gaúcho.

O primeiro título nacional do técnico veio em 1991, quando ganhou a Copa do Brasil pelo Criciúma.

Foi para o Oriente Médio novamente e após retornar, agora como técnico do Grémio, conquistou vários títulos, dentre eles Copa do Brasil de 1994 e Libertadores da América de 1995. Também ganhou pelo time gaúcho o Campeonato Brasileiro de 1996.

Após dirigir um clube japonês chamado Júbilo Iwata, foi contratado pelo Palmeiras. Lá ganhou a Copa do Brasil de 1998 e a Libertadores da América em 2001.

Felipão  tornou-se técnico da Selecção Brasileira.

Esta é parte principal de sua carreira, pois Luiz Felipe Scolari pegou um verdadeiro problema, uma seleção que não ganhava a  ninguém e que quase ficou fora da copa de 2002.

Em um ano ele conseguiu “arrumar” a equipa e ela se consagrou penta campeão mundial.

Este é o maior título da carreira de Felipão, o campeonato do Mundo de 2002.

Após esta vitória ele foi dirigir a seleção de Portugal, a qual foi vice-campeã europeia e conseguiu chegar as semifinais do campeonato do Mundo de 2006 (desde 1966 a seleção portuguesa não conseguia chegar  as semi-finais).

Em 1 de julho de 2008 Felipão torna-se técnico do Chelsea, porém sua passagem por lá foi “relâmpago” e durou até 9 de fevereiro de 2009.

Após isto dirigiu o Bunyodkor do Uzbequistão por um ano e hoje ele é novamente  Técnico do Palmeiras.

** FILE ** In this Monday Dec. 8, 2008 file photo Chelsea manager Luiz Felipe Scolari gestures during a press conference at Stamford Bridge, London. Scolari is expected to be named as the new Brazil coach, returning to the national team 10 years after leading the country to the 2002 World Cup title. (AP Photo/Simon Dawson, File)

BRASILIA, BRAZIL - JULY 12:  Head coach Luiz Felipe Scolari of Brazil reacts during the 2014 FIFA World Cup Brazil Third Place Playoff match between Brazil and the Netherlands at Estadio Nacional on July 12, 2014 in Brasilia, Brazil.  (Photo by Jamie McDonald/Getty Images)

FELIPÃO PORTUGAL

Luiz Felipe Scolari has the World Cup at his feet, with the Brazil manager being at the helm in 2014

Luiz Felipe Scolari says he has not been put off managing again in England