Nasce o Poeta Teixeira de Pascoaes

2 de Novembro 1877

Teixeira de Pascoaes nasceu no seio de uma família aristocrática de Amarante, o segundo filho (de sete) de João Pereira Teixeira de Vasconcelos, juiz e deputado das Cortes e de Carlota Guedes Monteiro. Foi uma criança solitária, introvertida e sensível, muito dada à contemplação nostálgica da Natureza.

Inicia em 1883, os estudos primários em Amarante, e em 1887 ingressa no liceu da vila. Em 1895, muda-se para Coimbra onde termina os seus estudos secundários (em Amarante não foi bom aluno, tendo até reprovado em Português) e em 1896 inscreve-se num curso de Direito da Universidade de Coimbra, durante esse período, ao contrário dos seus colegas, passa o seu tempo no quarto a ler, a escrever e a reflectir.

Licencia-se em 1901 e estabelece-se como advogado, primeiro em Amarante e, a partir de 1906, no Porto. Em 1911, é nomeado juiz substituto em Amarante, cargo que exerce durante dois anos. Em 1913, com alívio, dá por terminada a sua carreira judicial.

Sendo um proprietário abastado, não tinha necessidade de exercer nenhuma profissão para o seu sustento, e passou a residir no solar de família em São João do Gatão, perto de Amarante, com a mãe e outros membros da sua família. Dedicava-se à gestão das propriedades, à incansável contemplação da natureza e da sua amada Serra do Marão, à leitura e sobretudo à escrita.

No final da sua vida tinha amigos como: Eugénio de Andrade e Mário Cesariny de Vasconcelos. Este último elegeu-o como poeta superior a Fernando Pessoa. Pascoaes morre aos 75 anos, em Gatão, de tuberculose pulmonar, alguns meses depois da morte de sua mãe, em 1952.

Teixeira de Pascoaes

Pascoaes para blog

pascoaes_eugenio